O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o território nacional, subiu 0,7% entre os meses de novembro e dezembro na análise dos dados dessazonalizados. Com esse resultado o indicador encerrou o 4º trimestre do ano passado 1,1% a frente dos números observados no 3º trimestre do mesmo ano.

Na série de dados originais, o indicador apontou alta de 1,4% na comparação interanual e de 3,9% na comparação entre o 4º trimestre de 2022 e o 4º trimestre de 2021. A base de comparação trimestral era mais fraca, mas, como era esperado, os últimos três meses de 2022 impulsionaram a curva de longo prazo do indicador.

Em 12 meses acumulados, o indicador apontava queda de 1,0% até setembro, mas encerrou o ano em alta de 1,3%.

comércio

“Essa alta em comparação ao ano de 2021 já era esperada, mesmo quando o indicador estava apontando queda no varejo. O resultado foi positivo, mas tímido. Apesar da elevação nos juros, a inflação desacelerou, ainda que tenha encerrado o ano num patamar elevado, os auxílios do governo foram por um tempo maiores, tivemos um evento sazonal como a Copa do Mundo, o crédito foi forte e os números de emprego melhoraram consideravelmente.

A taxa de desemprego, por exemplo, recuou para níveis que não víamos desde 2015. O mercado não espera que essa melhora será contínua, mas espera que o crédito irá desacelerar e que os juros e a inflação continuaram altos. Desta forma, o varejo, se crescer, tende a crescer menos ainda em 2023”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

comércio

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.