Após anunciar a compra, há dois anos, da Konduto, hoje incorporada como sua vertical especializada em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais, a empresa de inteligência analítica Boa Vista passou a ser a única do mercado a oferecer uma solução completa para o e-commerce, realizando desde a análise de crédito, passando pelo serviço antifraude, até uma eventual cobrança de inadimplentes. Esse movimento também colaborou para atrair mais clientes para a Boa Vista por meio da Konduto, incluindo grandes bancos, telecomunicações e varejistas, fortalecendo as duas marcas no mercado.  

Inovação para evitar fraudes

A vertical Konduto da Boa Vista é responsável por desenvolver produtos antifraude inovadores, que garantem segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento, para combater a fraude em transações digitais com eficiência, aumentar as taxas de conversão em vendas e maximizar o faturamento destas operações. “Nossas soluções de antifraude agora contemplam o que há de mais moderno em machine learning e monitoramento de navegação para combater a fraude online”, afirma Lucas Guedes, vice-presidente de negócios da Boa Vista. 


Com a incorporação da Konduto, a Boa Vista, que já oferecia serviços de natureza mais cadastral para lojas virtuais, passou a contar com soluções antifraude ainda mais robustas para atender às necessidades do mercado de e-commerce, que teve grande crescimento desde a eclosão da pandemia e segue crescendo. E com a Konduto, a Boa Vista tornou-se a única companhia no mercado nacional a oferecer o ciclo completo para empresas que vendem ou oferecem financiamentos pela internet, contemplando desde as soluções de inteligência analítica em análise de crédito, passando pelo mais robusto antifraude e chegando até à solução de recuperação de crédito.  


A sinergia entre Boa Vista e Konduto impulsionou crescimento de vendas das soluções de antifraude para os três produtos da Konduto: o Performance (decisão automática em tempo real sobre a autenticidade do pretendente à compra online); o Completo (algoritmo e revisão humana detalhada por um time experiente em antifraude); e o Safe Banking, uma solução antifraude que monitora transações e que chega para atender a todas as demandas de carteiras digitais, transferências P2P e especialmente o PIX. “Pouca gente sabe, mas a solução Konduto/Boa Vista é líder no mercado de meios de pagamento, por exemplo”, diz Lucas Guedes. 

Crescimento em mão dupla 

“Além de oferecer às empresas que já contratavam o nosso antifraude a solução completa com análise e recuperação de crédito, a incorporação como uma vertical da Boa Vista nos abriu portas para a conquista de novos clientes. Foi o caso de uma grande operadora de telecomunicações para a qual tentávamos vender o antifraude e que hesitava por sermos até então uma startup e que já era cliente de soluções Boa Vista. Com a nossa entrada como vertical da Boa Vista, esta empresa de telecom se sentiu segura para contratar o nosso antifraude também, e este mesmo movimento temos feito com grandes empresas de outros segmentos”, revela Tom Canabarro, diretor da vertical de antifraude da Boa Vista. 

Transformação digital

“O mesmo ocorreu em sentido contrário, ganhamos espaço entre empresas que contratavam a Konduto, especialmente startups, mas que viam a Boa Vista como uma empresa grande e tradicional demais. Com a incorporação da Konduto eles passaram a nos ver como inovadores também”, completa Lucas Guedes.
Esse movimento também vai ao encontro à transformação digital das empresas do varejo, com o enorme crescimento das em vendas on-line, e estão em busca de soluções que lhes garantam mais segurança nas transações. O número de golpes digitais frustrados pela Konduto no primeiro semestre de 2022 atingiu 13 milhões, número 71% maior em relação ao mesmo período do ano anterior (2021). Somente no primeiro semestre de 2022, cerca de R$ 6,8 bilhões em prejuízos foram evitados em compras online e pagamentos digitais. 


A Konduto foi a segunda aquisição da Boa Vista desde o seu IPO, em setembro de 2020. Em dezembro daquele ano, a empresa adquiriu 100% da Acordo Certo, que oferta negociações de dívidas no ambiente online. A operação de compra de 100% do capital social da Konduto foi precificada em R$ 172 milhões.