63% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas na Páscoa desse ano em relação à mesma data do ano passado, de acordo com pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista. Apenas 10% creem em diminuição das vendas, enquanto os 27% restantes esperam vendas iguais. 

A Boa Vista também identificou que 59% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais nesta Páscoa em relação à passada. 16% esperam gastos iguais aos do ano passado. 25% esperam que o consumidor gaste menos em 2023. Segundo as expectativas dos empresários, o ticket médio da Páscoa para este ano será de aproximadamente R$ 179. Para a maior parte dos empresários (64%), as vendas de Páscoa devem representar de 1% a 10% do total de vendas no ano.

92% dos empresários disseram que vão investir para aumentar as vendas nessa data. A principal ação nesse sentido será vender por meio das redes sociais, seguida de vender pelo próprio site, e criar novas promoções para a data.

“O investimento em canais de venda online continua sendo importante para quem busca atingir seu público-alvo e tornar algumas marcas mais conhecidas no mercado. Boa parte dos empresários ainda considera isso difícil num mercado competitivo, com marcas bem consolidadas, mas a internet e as redes sociais parecem ser os melhores meios de se conseguir isso. Os empresários também apostam num aumento do tíquete médio acima da inflação entre as datas, o que pode estar associado a uma melhora na renda dos consumidores e na taxa de desemprego entre elas”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.


Canais de venda na Páscoa

O e-commerce será o principal canal de vendas da Páscoa, para 39% dos empresários. Porém, as lojas físicas seguem como o canal principal para uma boa parcela dos empresários: 37%. Já 12% vão utilizar ambos os canais, porém com maior foco no físico, e outros 12% farão o mesmo, com foco nas vendas on-line.

Questionados pela Boa Vista sobre o porquê de apostar nas redes sociais, as respostas mais citadas foram, nessa ordem: divulgar produtos e serviços, estreitar relacionamento com o cliente e obter inspiração para novas criações. 

Expectativas gerais para 2023

A Boa Vista também questionou os empresários sobre as expectativas para a retomada econômica em 2023. 28% dos entrevistados disseram estar muito confiantes, enquanto 23% se dizem confiantes. Por outro lado, 29% se consideram pouco confiantes, e 20%, nada confiantes.

De acordo com os empresários, os principais desafios para 2023 são, nessa ordem: conseguir ampliar a sua atuação no mercado; realizar vendas nas redes sociais e driblar a inadimplência do negócio.

Por fim, 73% dos empresários ouvidos pela Boa Vista afirmaram que vão precisar de crédito para alavancar os negócios. Dentre eles, 81% vão procurar crédito nos bancos.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Páscoa 2023, elaborada pela Boa Vista, entrevistou 300 respondentes, representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, dos principais setores e das principais regiões brasileiras do país. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 80% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.