Quando falamos em clima organizacional estamos falando da percepção coletiva que os colaboradores e clientes têm de uma empresa e respectivamente do ambiente em que estão inseridos. Ele é importante pois diz respeito ao desempenho, ou seja, variáveis que podem ser a estrutura física, o modelo de gestão, relacionamento com as lideranças ou liderados, e diversos outros aspectos que vão influenciar a performance do colaborador.

Então quando um funcionário está contente dentro de uma empresa, o nível de contribuição individual que ele fornece aumenta. Dessa forma, se preocupar com o clima organizacional significa pensar em melhorias para ambas as partes, proporcionando para a empresa pessoas mais dispostas e engajadas, e para os colaboradores maior qualidade de vida e satisfação.

Fazer o levantamento do clima organizacional é uma das estratégias que o setor de Gestão de Pessoas e o Recursos Humanos (RH), utilizam muito atualmente. E é por meio de uma Pesquisa de Clima Organizacional que eles buscam descobrir os acertos e falhas dessas empresas através da visão dos colaboradores e mensurar o clima. Além disso, o ideal é que ela seja feita com a periodicidade de seis meses. 

Continue a leitura e veja as dicas que separamos para que o clima organizacional da sua empresa fique ainda melhor, evitando a baixa produtividade e alta rotatividade!

Invista no bem-estar dos colaboradores

A primeira dica que separamos para melhorar o clima organizacional da sua empresa parece óbvio mas muitas vezes é negligenciado pelos gestores. Investir no bem-estar dos colaboradores é de extrema importância e pequenos gestos podem fazer com que você ganhe muitos pontos com seus funcionários. 

O investimento em benefícios como planos odontológicos e de saúde, juntamente com iniciativas que priorizem o bem-estar do funcionário e da própria família dele faz com que o clima organizacional da sua empresa seja ainda mais agradável.

Invista em treinamentos

Uma estratégia que está muito alinhada à nova Gestão de Pessoas é o investimento em treinamento. Quando a empresa investe no colaborador desde o momento da contratação, aproveitando toda a energia e dedicação que ele tem para oferecer, você consegue garantir que ele seja um funcionário motivado e engajado na sua equipe.

É muito importante também que esses treinamentos sejam contínuos, não deixando de lado aqueles que já pertencem a empresa há algum tempo. O desenvolvimento constante é um aspecto que não apenas melhora o clima organizacional, como também gera motivação.

Invista na formação contínua

A terceira dica que separamos para melhorar o clima organizacional é investir na formação contínua. Assim, além dos treinamentos que a empresa irá oferecer aos seus colaboradores, é relevante que ele seja incentivado a seguir se desenvolvendo e se aperfeiçoando individualmente.

Hoje em dia, inclusive, muitas empresas tem parceria com instituições que oferecem cursos de Graduação e Pós-Graduação, de idiomas, entre tantos outros, o que faz com que esse colaborador se sinta mais valorizado e motivado.

Invista na confiança entre gestores e equipes

Ter um horário rígido não é garantia de entrega de resultados, e muitas vezes a inflexibilidade acaba desmotivando os colaboradores. Por isso, para que o clima organizacional da sua empresa seja elevado a outro patamar, é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre gestores e equipes.

Essa é uma excelente iniciativa, uma vez que é essencial que essa relação de confiança seja construída. A entrega de resultados tem muita importância e a motivação também, então alinhando isso entre gestor e colaborador, com certeza o resultado é um ótimo clima organizacional.

Invista em proporcionar a melhor experiência

A quinta e última dica é: promova a melhor experiência para o seu colaborador. Existe um termo em inglês que se chama “emploi experience”, e traduzido para o português quer dizer experiência do trabalho. O conceito se baseia em proporcionar experiências que façam sentido para o colaborador de acordo tanto com os propósitos e interesses da instituição, como com as características e perfil dele. 

É primordial que ele se sinta útil e produtivo no time. Para isso, diversas ações podem ser propostas com o intuito de promover a melhor experiência para o colaborador. Determinar algumas atividades que ele possa fazer de acordo com as aptidões dele, fortalecer essa cultura interna, fazer com que ele desenvolva atividades que exijam mais do potencial dele, como liderar treinamentos e propor novas ideias, faz com que você consiga oferecer essa experiência em prol de um melhor clima organizacional da empresa.

Esse conteúdo foi relevante para você? Interaja conosco e deixe um comentário com sugestões de novos temas que gostaria de saber mais!