Existem algumas formas de lidar com as dívidas dos seus clientes inadimplentes. Uma delas é a recuperação de dívidas. Descubra agora como adotar essa estratégia econômica.

Inadimplência cresce no Brasil

Antes mesmo do início da pandemia de Covid-19, as dificuldades dos brasileiros em pagar suas contas em dia já existiam.

Com a chegada das crises pandêmica e econômica em nosso país, no ano de 2020, essa situação se agravou e novas pessoas e empresas entraram para as estatísticas de inadimplentes.

A Serasa apontou recentemente que cerca de 63 milhões de pessoas estão nessa situação atualmente no Brasil.

Como este número não para de crescer, um dos maiores desafios do mundo dos negócios é saber como recuperar dívidas de clientes inadimplentes.

Entre as soluções existentes para as empresas estão as cobranças e a recuperação de dívidas. E hoje vamos conversar sobre a recuperação de dívidas.

Qual é a importância da negativação de clientes?

A negativação é o primeiro passo para recuperar prejuízos causados por clientes inadimplentes às empresas.

Negativar devedores pode devolver a saúde financeira do seu negócio ao estimular o pagamento.

Com a negativação realizada, o devedor busca alternativas para pagar a dívida e limpar os débitos pendentes que constam em seu CPF ou CNPJ através de cobranças ou da recuperação de dívidas.

Como funciona a recuperação de dívidas?

A recuperação de dívidas é uma estratégia que visa recuperar junto ao cliente a devolução do produto, a negociação dos serviços prestados ou o pagamento dos débitos em aberto de modo a manter um bom relacionamento entre os envolvidos.

Uma recuperação de crédito eficiente resulta na devolução dos bens, em uma negociação benéfica para os dois lados ou no reforço do caixa da empresa por meio de acordos com clientes que voltam a ser considerados bons pagadores, que passaram apenas por uma situação pontual de endividamento.

Essa recuperação geralmente acontece de modo extrajudicial, entre descontos, parcelamentos ou outras propostas, e pode contar com a prestação de serviço de uma empresa especializada nessas negociações ou de forma direta pela empresa com as inadimplências registradas.

Quais são as vantagens da recuperação de dívidas para a empresa?

Entre as diversas vantagens de se adotar uma recuperação de dívidas, estão a redução de custos desnecessários, agilidade nas negociações, eliminação de desgastes judiciais, reforço do caixa da empresa, recuperação de clientes, proteção de relacionamentos entre empresas e clientes, entre outros.

Qual é a diferença entre recuperar as dívidas e fazer cobranças?

Enquanto a cobrança acontece quase sempre através de equipes especializadas que entram em contato com os clientes inadimplentes para notificar os débitos em aberto e apresenta as possibilidades de regularização junto à empresa. 

A recuperação de dívidas é realizada por profissionais capacitados para abordagens com foco em solucionar as negativações de clientes inadimplentes através do auxílio de regularização da situação.

Visando benefícios de ambos os lados, a recuperação devolve os prejuízos sofridos pelas empresas e regulariza a situação financeira do cliente.

Além dos avisos das cobranças acontecerem antes dos casos chegarem à Justiça. Já a recuperação de dívidas busca alcançar seus objetivos sem entrar em questões judiciais.

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Agora que você já sabe como é possível recuperar dívidas de clientes inadimplentes de maneira eficiente, aumente a possibilidade de recebimento dos débitos em atraso através dos serviços do Boa Vista Consulte agora nossas soluções.