Responsabilidade, inovação, liderança e articulação são as palavras-chaves para se tornar um gestor empresarial de excelência. Confira nosso Guia prático com informações para você alcançar a excelência em sua gestão.

O que é um gestor empresarial?

O profissional que trabalha na gestão de uma empresa, de modo geral, é aquele que utiliza seus conhecimentos e habilidades para planejar, organizar e articular decisões com cada equipe, objetivando o alcance de metas e a excelência no funcionamento dos negócios.

Vamos conhecer quais são as funções específicas de um gestor empresarial?

Quais são as funções de um gestor empresarial?

O título de gestor empresarial vem carregado de importantes funções dentro de uma empresa.

Dentre as principais, estão as de:

  1. dominar técnicas financeiras e organizacionais;

  1. planejar e traçar metas, acompanhar e orientar cenários e progressos, identificar e lidar com riscos potenciais e elaborar estratégias de evolução;

  1. formar e preparar equipes, reter e desenvolver talentos, estimular a motivação e interação dos colaboradores.

Quais são as áreas de atuação?

A gestão empresarial abrange diversas áreas dentro de ambientes corporativos.

As áreas de administração, finanças, recursos humanos, comércio exterior, vendas, setores públicos, marketing e controladoria são as mais populares.

O que faz um gestor empresarial?

Para ser um gestor empresarial de excelência é preciso ser:

  1. Pontual e comprometido

Um gestor empresarial é, antes de tudo, um referencial para os outros colaboradores de uma empresa.

Por isso, é preciso cumprir com seus horários, compromissos e objetivos e, ao mesmo tempo, ser flexível diante de cenários dinâmicos e inesperados do meio administrativo-empresarial.

Ele é responsável por cuidar de vencimentos, projetos, orçamentos e resultados, guiando as equipes para o cumprimento dos objetivos da empresa a partir de perspectivas de curto e longo prazos e uma visão sistêmica do negócio.

Otimizador de produtividade

Um gestor eficiente torna o local de trabalho produtivo. Ele organiza e delega as metas e tarefas, encontra soluções para os desafios que surgem durante a execução dos trabalhos e potencializa os resultados através de estratégias inteligentes.

(Auto) motivador e proativo

Um gestor automotivado sabe proporcionar boas articulações. Ele constrói ambientes saudáveis de trabalho, com ações motivacionais, boas interações entre as equipes e capacidade de enxergar o potencial de cada colaborador.

Comunicativo e estratégico

Um profissional da área da gestão precisa saber se comunicar com clareza e objetividade, focando em proporcionar discursos assertivos e compreensão das finalidades dos trabalhos.

Ele precisa conhecer o funcionamento de cada área da empresa para poder atuar com eficiência estratégica na gestão de pessoas, projetos e resultados. 

Líder e aprendiz

Com um grande poder de tomada de decisão, um gestor empresarial precisa agir como um líder.

Ele conhece as equipes, planeja ações, comanda e orienta tarefas, incentiva colaboradores e acompanha o trabalho e seus resultados, passando feedbacks, analisando a produtividade e elaborando novas estratégias. 

Ao mesmo tempo, um gestor que se atualiza é um profissional que segue em constante busca por excelência, nunca deixando de ser aprendiz de suas funções. 

Quem faz gestão empresarial?

O curso de gestão empresarial é oferecido para qualquer pessoa que possua alguma graduação. Pessoas que buscam ser gestores, estão interessadas em trabalhar com a parte organizacional e administrativa de uma empresa.

Quais as consequências de uma má gestão empresarial?

Um gestor empresarial desqualificado para o cargo pode gerar graves prejuízos para a empresa, desde resultados financeiros insatisfatórios, baixa produtividade e queda na qualidade dos serviços a riscos de ações judiciais e falência.

Acesse nosso blog e encontre artigos completos sobre soluções empresariais.