Descubra o que é uma objeção durante negociações, como ela acontece, como evitá-la e conheça algumas dicas de como tratar as objeções dos clientes.

O que é uma objeção?

Uma objeção durante uma negociação é uma resposta negativa do cliente diante do processo.

Essa objeção resulta na não conclusão de vendas e geralmente, é uma resposta acompanhada de justificativa.

O que pode gerar objeção de clientes?

As justificativas de uma objeção de um cliente podem ser diversas.

As mais comuns estão relacionadas a não identificação com o serviço, problemas com o valor, a utilidade do produto ou falta de tempo para investir no que está sendo vendido.

Existe objeções positivas?

Ninguém gosta de ter uma compra cancelada. Mas quando você tem consciência do motivo de uma objeção de um cliente, você consegue descobrir como solucionar algum obstáculo em suas vendas para continuar avançando em futuras negociações.

Uma objeção de vendas é uma resposta que gera oportunidade de crescimento a partir do momento em que você identifica mais quais são as necessidades dos seus consumidores.

Como tratar objeções dos clientes?

O primeiro passo para tratar uma objeção dos clientes é conseguir entender o motivo base que ocasionou a objeção.

Depois, é importante realizar o registro de todo o processo de venda alcançado para analisar.

Ter um serviço que gerencie cada processo de uma venda, realizando análises e estudos da carteira de seus clientes ou do mercado é crucial para o tratamento de objeções.

Com a Boa Vista BlueBox, além desse serviço de gerenciamento, é possível usar nosso banco de dados para manter a qualidade de leads de suas campanhas e ganhar agilidade nos processos, mantendo sua autonomia nas análises.

Como evitar objeções?

Melhor do que tratar, é conseguir evitar atendimentos encerrados sem a conclusão de compras, não é mesmo?

Por isso, é importante:

  • Conheça seus potenciais clientes

Durante o próprio atendimento é necessário saber ouvir o consumidor. Só assim é possível alcançar informações, intenções e interesses pessoais.

Essa escuta atenta contribui para uma ação positiva sobre a escolha de recuperar o cliente.

  • Esclareça todas as dúvidas e encerre o atendimento qualidade

Durante o atendimento de venda, facilite a linguagem e alinhe os produtos da sua marca com as crenças e os valores deles. Para isso, é importante que o vendedor entenda porque o produto está recebendo o preço atual.

Busque atuar mais como um  conselheiro do que um vendedor, recomendando a partir das informações que já coletou sobre o consumidor e suas pistas de identificação com os produtos da loja. Não esqueça de explicar os motivos das recomendações.

  • Estude o que causou objeções anteriores

Entender o que causou objeções anteriores evita enxurradas de informações desnecessárias sobre os clientes e perda de tempo do próprio vendedor.

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