Você entrou no mundo do empreendedorismo e ouviu dizer que é importante para todo empresário ter uma conta bancária feita para seus negócios, mas ainda não sabe quais são os principais benefícios em abrir uma Conta empresarial? Então, acompanhe o conteúdo exclusivo que preparamos para você sobre o assunto.

O que é uma conta empresarial?

Uma conta empresarial é uma conta aberta em banco para atender as transações financeiras de empresas.

Uma conta bancária feita para os seus negócios tem como identidade o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Por que ter uma conta empresarial?

Ao se tornar empresário, não é obrigatório separar suas contas pessoais das suas contas de trabalho a partir de uma conta empresarial, mas já pensou nas grandes vantagens de optar por essa organização?

Ao concentrar a receita de sua empresa em uma conta específica, você conquista um controle adequado do seu fluxo de caixa.

Através dessa conta, você cria um equilíbrio entre a sua vida pessoal e a empresarial, através de um local seguro e organizado para:

  • Receber pagamentos dos clientes ou parceiros;

  • Ter uma gestão de cobranças organizada;

  • Planejar e conseguir empréstimos necessários;

  • Encontrar e realizar financiamentos ou adquirir linhas de crédito;

  • Ultrapassar a temporada de impostos de maneira tranquila.

Estes são os principais benefícios de ter sua própria conta empresarial. Agora, vamos conversar sobre como funciona essa conta.

Como funciona uma conta empresarial?

Uma conta empresarial funciona como uma conta bancária qualquer, mas direcionada ao campo financeiro da sua empresa. Por isso, segue regras de bancos voltadas para essa especificidade.

Você pode abrir sua conta empresarial através dos bancos tradicionais ou dos bancos digitais.

Bancos tradicionais

Escolher um banco tradicional para abrir sua Conta empresarial é querer contar com a possibilidade de ter uma agência representante com formato físico. Ou seja, você encontra caixas eletrônicos por onde for e atendimento com agentes humanos.

Os bancos tradicionais possibilitam também a facilidade de alcançar múltiplos serviços tanto para sua conta de pessoa física quanto para a jurídica.

Mas, atenção! Se você optar por um banco tradicional, é importante investigar se as taxas dele para o modelo jurídico é mesmo a melhor opção para os seus negócios. Há muitas reclamações de empresários ligadas a valores abusivos em relação às taxas e à crescente burocracia desses bancos.

Bancos digitais

A pandemia de Covid-19 intensificou as transformações digitais que já estavam começando a habitar diversos setores da nossa sociedade. E no ambiente bancário não foi diferente.

Alguns bancos tradicionais hoje, além de suas agências físicas, também oferecem o formato de conta digital. Mas os próprios bancos unicamente digitais já existem e estão ganhando cada vez mais adeptos.

Para quem opta por bancos com formato digital, é possível encontrar menos burocracia, ausência de filas, e muitas vezes, menores taxas de manutenção ou transações sem precisar sair de casa.

Mas o nosso conselho para ter atenção se repete aqui. Pesquise e se informe diante das diversas opções que existem para escolher a que cabe no seu bolso e representa a sua marca.

Como abrir uma conta empresarial para os seus negócios?

A conta empresarial pode ser aberta por você, pelos seus sócios ou pelos representantes legais da sua empresa. Estes são os mesmos que podem movimentá-la.

A abertura desse formato de conta acontece de maneira bastante simples. Em bancos com agência física, indicamos que você visite seu site, descubra quais são os documentos necessários específicos para uma abertura de conta empresarial e depois, vá ao local com a documentação.

Já para bancos com contas digitais, o cadastro acontece online via site ou aplicativo do banco escolhido. Ou seja, basta acessar os canais oficiais do banco de sua preferência e seguir as orientações para a abertura. Lembre-se de está munido com documentos pessoais e empresariais para preencher o cadastro.

Gostou do conteúdo? Ainda ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato com nossos especialistas e invista agora mesmo em sua conta empresarial.