Uma gestão empresarial eficiente atua diretamente na comunicação corporativa e no sucesso dos negócios. Portanto, é um fator determinante para o sucesso ou fracassos da empresa.

Você sabia que em 2020, o país registrou número recorde de novas empresas abertas? Conforme a declaração do Ministério da Economia, a crise causada pela pandemia levou milhões de brasileiros a abrirem o próprio negócio.

Ou seja, o número de registros de MEIs teve um crescimento de 8,4% e encerrou o ano com cerca de 20 milhões de negócios ativos. Um crescimento de 6% em comparação com 2019, segundo dados divulgados.

Conheça os principais pilares que contribuem para qualificar a vida ativa da empresa e os tipos de gestão empresarial que você pode aplicar no seu negócio. Continue lendo e entenda melhor!

O que é gestão empresarial?

Uma gestão empresarial se caracteriza pela organização, estruturação e manutenção da empresa. Ou seja, essa gestão se preocupa com: sustentabilidade, respeito entre colaboradores e clientes, e o aumento de resultados produtivos na empresa.

Planejar, gerenciar, controlar e se relacionar são alguns dos verbos principais de quem trabalha nesse ramo.

Quais são os tipos de gestão empresarial que existem?

Existem diferentes tipos de gestão empresarial com o objetivo de controlar processos e atividades das empresas. Onde cada gestão é composto por uma série de estratégias que definem os modos de ação e atividade de uma empresa.

Hoje, vamos conhecer os tipos mais comuns, sendo elas: Gestão democrática, gestão com foco em processos, gestão com foco nos resultados, gestão meritocrática, gestão centralizadora e gestão por cadeia de valor.

Gestão democrática

A gestão democrática se baseia na coordenação de trabalhos e ações que propõem a participação de todos os colaboradores. Onde eles participam dos processos de tomada de decisão da empresa, contribuindo com sugestões, opiniões e estratégias em comunicação com a liderança.

Nesse modelo escutar as diferentes vozes é essencial para o desenvolvimento do engajamento, da criatividade e da autonomia dos funcionários. Por isso, é importante que seja bem planejado para evitar atritos e prejuízos com clima organizacional e na eficiência das produções.

Gestão com foco em processos

Na gestão com foco em processos, acontece com mais força em torno dos processos de funcionamento da empresa e nos métodos que favorecem os melhores resultados de produção e saúde colaborativa.

Portanto, o líder aqui tem como função planejar e desenvolver o aperfeiçoamento da execução das tarefas e promover a melhoria contínua da empresa em busca de resultados mais duradouros.

Gestão com foco nos resultados

A gestão com foco nos resultados tem como objetivo os lucros rápidos, com planejamentos constantes, e atividades de incentivo a aprimorar performance dos colaboradores e estudos atualizados sobre o mercado.

Gestão Meritocrática

Dando continuidade aos tipos de sistema de gestão empresarial, também temos um baseado na meritocracia. Nesse modelo, o desempenho dos colaboradores é o foco principal.

Ou seja, os profissionais são reconhecidos pela performance através de premiações, promoções e outras estratégias de reconhecimento.

E apesar da Gestão Meritocrática estimular o melhor de cada funcionário e reconhecer suas dedicações e qualificações, é um sistema que pode gerar bastante competitividade. E por isso, se tornar prejudicial à saúde colaborativa.

Por isso, é importante ter cuidado e disciplina para evitar visões e comportamentos negativos como, por exemplo, o individualismo. Durante o processo de implementação, tenha o cuidado de pensar no coletivo e na colaboração dos times para que eles funcionem em conjunto.

Gestão centralizadora

A gestão centralizadora valoriza as decisões que se concentram na figura do líder. Sendo assim, é eficiente para equipes com pouca experiência e que precisam conhecer a cultura da empresa. Além de entende funções específicas e o funcionamento empresarial como um todo.

Mas, em outros cenários pode gerar colaboradores desmotivados por não terem voz ativa e o direito a posicionamentos. E acabar ocasionando baixa produtividade e até mesmo o adoecimento dos colaboradores.

Gestão por cadeia de valor

Já a gestão por cadeia de valor permite organizar todos os processos da sua empresa. É um método de dividir a logística, operações e infraestrutura para encontrar o valor real do seu produto ou serviço.

A gestão por cadeia de valor funciona sobre pesquisas de mercado voltadas para atender às necessidades do público-alvo da sua empresa. E são essas pesquisas vão direcionar as ações para qualificar a experiência dos clientes e ajudar na elaboração de novas estratégias.

Agora que você conhece os tipos de gestão empresarial, é hora de pontuar quais são as atuais necessidades do seu negócio para escolher o seu perfil de gestão ideal.

Quais são os principais pilares de uma boa gestão?

Depois de definir o tipo de gestão empresarial adequada para o seu negócio, é hora de conhecer os pilares de uma gestão eficiente. E a ideia dos pilares é proporcionar a realização de análises da empresa para concluir planejamentos e melhorias.

Entre os principais pilares estão: a gestão financeira eficiente, a clareza de cada processo, os colaboradores motivados, a gestão tributária e a gestão de estratégias.

1. Gestão financeira

Uma gestão financeira eficiente trabalha para o crescimento sustentável da empresa e possibilitar o alcance de novas metas para o crescimento empresarial.

Portanto, entre as atividades estão: o planejamento e a análise constantes das finanças, a otimização dos meios financeiros disponíveis e a construção de uma planilha de gestão. Além da fiscalização dos créditos e cobranças, o controle do caixa, pagamentos e das contas.

2. Clareza dos processos

O grau de clareza dos processos definem a qualidade de atuação e produção empresarial. Afinal, os processos servem para mapear como, quais e quantas etapas serão necessárias para concluir uma atividade.  

Portanto, entre as principais atividades estão: a construção de planejamentos e desenhos do fluxograma organizacional com detalhes sobre os setores, cargos. E das atividades empresariais, evitando deficiências no funil de produção.

3. Colaboradores motivados

Colaboradores motivados movem uma empresa para a frente. No entanto, os desmotivados e distantes da realidade da empresa, podem acabar trazendo prejuízos. Por isso, é cada vez mais importante promover ações para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e agradável.

E entre as atividades desse pilar estão a construção de ambientes de trabalho com investimento na saúde colaborativa, capacitação de funcionários. E abertura para comunicação assertiva diante de tomadas de decisões da organização.

4. Gestão tributária

A Gestão tributária, basicamente, atua sobre o departamento de impostos da empresa. Ou seja, tem a função de manter os impostos pagos em dia, organizar todas as tributações e consultar possibilidades para evitar multas.

Essas são algumas das atividades essenciais para uma boa gestão tributária, com foco em ter mais controle das operações relacionadas a tributos.

5. Gestão estratégica

A gestão estratégica é um conjunto de práticas estabelecida na empresa com a finalidade de crescimento e fortalecimento da corporação. Sendo assim, sua função principal é gerenciar a empresa e equipes em uma série de cenários e metas, a partir de indicativos da empresa.

Os indicadores de desempenho de uma gestão estratégica fornecem dados e informações organizadas para impulsionar o surgimento de novos processos durante a construção e efetivação das estratégias

Dessa forma, entre as atividades estão a manutenção ou adaptação de metas, dos compromissos e da criação de campanhas para crescimento humano e empresarial.

Quer conhecer mais sobre o conceito gestão estratégica? No nosso texto O que é gestão estratégica você vai encontrar mais detalhes. Inclusive, sobre a diferença entre gestão e planejamento estratégico, vem conferir!