A chegada da Covid-19 em 2020 fez com que o trabalho híbrido e o remoto ganhassem maior expansão, buscando atender aos protocolos de isolamento que surgiram nesse período. Mas agora com o retorno e as flexibilizações dos serviços presenciais, qual será a melhor forma de trabalho para o pós-pandemia?

O que é o trabalho presencial?

Até 2019, o principal formato de trabalho no Brasil era o trabalho presencial.

Esse formato é configurado em um sistema de trabalho no qual o funcionário deve se deslocar de sua moradia até um ambiente físico que permite a realização de suas funções trabalhistas.

Nesse ambiente, o funcionário precisa cumprir uma jornada de horas trabalhadas junto aos colegas e possíveis superiores.

Quais são as vantagens do trabalho presencial?

Entre as vantagens do trabalho presencial, estão os fatores de colaboração e interação presencial constante com colegas, separação clara entre trabalho e lar e o desempenho dos trabalhos que pode ser gerenciado presencialmente.

Entre as desvantagens, podem estar os fatores de deslocamento dos funcionários até o local físico da empresa que demanda tempo, a empresa fica responsável pelo ambiente de trabalho e clima organizacional e há gastos na estrutura e imobiliário.

Outras formas de trabalho que existem no Brasil são o trabalho remoto e o híbrido. Continue lendo e entenda melhor.

O que é o trabalho remoto?

O trabalho remoto, sistema de atuação por meio digital em ambiente domiciliar, já existia antes da pandemia de Covid-19. Na verdade, ele surgiu em 1857 através do sistema de telégrafo. 

Mas só em 2019 que alcançou maior espaço no mundo do trabalho a partir da necessidade de se cumprir o isolamento social para proteção de todos, sem parar as atividades empresariais.

O que parecia uma transformação trabalhista forçada e cheia de riscos, se tornou uma nova opção de alcançar lucros e alavancar negócios. 

Foi preciso adaptar as tarefas dos funcionários para um cenário caseiro com ajuda da tecnologia. 

Quais são as vantagens do trabalho remoto?

Entre as vantagens do trabalho remoto, estão a ausência de deslocamento para o trabalho, reuniões com os colaboradores de casa, capacitações de grandes grupos online, mais qualidade de vida para o trabalhador.

Estão também, os menores desgastes físico e mental, economia para a empresa, que não precisa arcar com a estrutura de um posto de trabalho e de gasto para transporte e mais autonomia e flexibilidade de trabalho para o funcionário.

Entre as desvantagens, podem estar os desafios de conciliação das tarefas de casa com o trabalho remoto, as dificuldades de coordenação de equipes à distância e acompanhamento cotidiano do funcionário de forma presencial.

E estão também a sensação de isolamento e possíveis dificuldades para estabelecer uma rotina de trabalho, uma possível presença de muitas distrações caseiras, um distanciamento das relações entre colegas de trabalho, uma falta de suporte imediato caso haja problemas com equipamentos, programas e internet e gastos da empresa com trabalho remoto.

Por isso, é preciso identificar perfis de profissionais que apresentem disciplina, foco e determinação para trabalhar com autogestão.

O que é o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é o sistema de trabalho que surgiu para conciliar as necessidades das tarefas presenciais com a qualidade das funções remotas.

Ou seja, no trabalho remoto, o funcionário pode alternar entre trabalhar em casa e ir para a empresa exercer suas funções.

Uma pesquisa do Google Cloud, encomendada pela consultoria IDC, apontou que essa união entre o conforto do trabalho remoto e a convivência do trabalho presencial é o que grande parte dos brasileiros, entre empregadores e empregados, espera na pós-pandemia.

O trabalho remoto e o híbrido ainda estão em fase de evolução, correções e adaptações, mas com certeza, continuarão em alta para 2022.

Quais são as vantagens do trabalho híbrido?

Entre as vantagens de se trabalhar com o sistema de trabalho híbrido, estão a redução dos atrasos, afinal, nas tarefas remotas o funcionário não precisará encarar um trânsito para começar a trabalhar; a otimização das funções entre o presencial e o digital; a autonomia da gestão de tempo de trabalho, qualificando o bem-estar dos funcionários.

Entre as desvantagens dessa forma de trabalho, podem estar a dificuldade em organizar o tempo do presencial com o remoto, a diminuição das interações humanas, como a comunicação e a socialização.

Como saber qual a melhor forma de trabalho?

Para descobrir qual a melhor forma de trabalho para os seus negócios é preciso investigar qual formato é mais lucrativo para sua empresa e se é possível adotá-lo segundo o perfil dos seus funcionários e dos seus próprios negócios.

Depois das suas descobertas, realize testes de adaptação e estudos sobre o bem-estar do colaborador, estratégias de motivação e produtividade e práticas para manutenção de um bom clima organizacional.

Porque há profissões que ainda necessitam acontecer de modo presencial, como motoristas, jornalistas e garçons. E outras que têm autonomia para ser remotas ou híbridas, como funcionários e E-commerce, trabalho artístico, marketing digital, consultoria e professores de aulas particulares.