Usou seu cheque como uma opção de pagamento durante uma negociação, mas ele voltou e você não sabe o que fazer? Entenda os motivos que podem ter feito ele voltar e aprenda como regularizar sua situação.

O que significa quando um cheque volta?

Os motivos para um cheque voltar podem ser desde a falta de fundos na conta bancária registrada até a ocorrência de erros durante o preenchimento do cheque.

Esse retorno será comunicado pela instituição financeira vinculada e uma regularização da situação precisa acontecer. Entenda melhor. 

O que fazer com um cheque que voltou?

Se um cheque seu voltou, entre em contato com o seu banco e regularize o mais rápido possível a sua situação.

O que acontece quando o cheque volta?

É possível identificar no extrato da sua conta bancária quando um cheque é devolvido, ou mesmo, recebe-se uma mensagem da instituição financeira comunicando a disponibilidade de retirada do cheque na agência utilizada.

Por via das dúvidas, entre em contato com o seu banco para descobrir as informações sobre a devolução.

A microfilmagem e o histórico do cheque são recursos possíveis de serem utilizados para identificar o número da folha, o valor pago e a data. Essas informações ajudarão a saber quem recebeu o cheque.

Se o seu cheque voltou uma vez, após saber da situação, apresente-se ao banco, sem a necessidade de pagar taxas e regularize sua situação.

Se o motivo foi algum erro no preenchimento, as devidas correções devem ser realizadas. Se foi por ausência de dinheiro em conta, transfira o crédito necessário para quitar a dívida.

Se esse procedimento não for realizado dentro do prazo estipulado pela sua instituição financeira, uma segunda devolutiva irá ocorrer.

Um novo limite de tempo para os ajustes necessários acontecer será cedido pela instituição, mas agora com a obrigatoriedade de pagamento de taxas.

Após essas duas tentativas de regularização da situação do seu cheque, se não for corrigida, seu nome será inscrito automaticamente no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF) e você precisará pagar a tarifa de exclusão para resolver a sua situação. 

Quando há falta de fundos na conta bancária registrada no cheque, essa prática é configurada como crime de estelionato.

Quando ocorrem práticas ligadas a situações como encerramento de contas sem valor no fundo ou emissão de mais de três cheques sem fundo, os cheques não são devolvidos e o nome do emissor é diretamente incluído no CCF.

O que acontece quando o cheque volta duas vezes?

Após duas tentativas de ter seu cheque aceito junto à sua instituição financeira, se não houver regularização das situações pendentes, seu nome entra no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), bem como de empresas que fornecem informações tanto de negócios quanto de crédito, como a Boa Vista.

Quantas vezes o cheque pode voltar?

Ninguém quer que seu cheque volte, mas se essa situação acontecer, não deixe que essa devolutiva aconteça mais de duas vezes. 

De preferência, na primeira ocorrência de cheque devolvido, já procure regularizar sua situação, assim, evitará taxas.

Se acontecer a segunda devolutiva, as taxas chegarão e o aviso sobre a inclusão do seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) também.

Essas taxas variam em cada instituição financeira.

Como fazer para regularizar cheques devolvidos?

Se você realizou o pagamento do cheque, será preciso comprovar essa efetivação por meio da entrega do próprio cheque ou com acesso ao extrato da sua conta corrente através da demonstração de débito.

Se o pagamento não acontecer, realize a transferência com o valor necessário.

Se houve erros durante o processo de preenchimento, será necessário ir até a sua instituição financeira e realizar as devidas correções.

Ao regularizar seu nome e pedir a exclusão do seu nome junto ao CCF, solicite um recibo da carta de solicitação, por segurança, enquanto acompanha a conclusão do processo.

Para entender melhor como está a sua situação quanto ao uso de cheques, realize consultas periódicas e acompanhe seus débitos.

Assim, é possível saber se você possui o nome inscrito no CCF, além de outros benefícios.

Como fazer consulta de cheque?

Uma das formas seguras de se consultar um cheque é através das soluções do Boa Vista.

Com os recursos do ``Acerta Cheques” e “SCPC Cheques”, é possível encontrar informações dos Dados Cadastrais, dados restritivos e do comportamento de negociações do dono do cheque.

Nos dados cadastrais é possível conferir informações do emissor do cheque, situação do CPF na receita, confirmação de endereço e contato, informação de óbito e muito mais.

Nos dados restritivos e de comportamento, você encontra informações de cadastro de cheque sem fundos, alerta de cheque furtado, roubado, extraviado, sustado e histórico de consultas.

Diante dessas informações, na solução do “Acerta Cheques'', você recebe sugestões de aceitar ou reprovar uma venda a cheque.

E na solução “SCPC Cheque'', é possível encontrar um relatório simplificado, com informações básicas para que você possa analisar o risco da venda a cheque e tomar uma decisão de negócio mais segura.

Deixe o seu processo de vendas mais seguro. Descubra se o cheque é roubado, sem fundo ou irregular.

Gostou do conteúdo? Leia também nossos outros artigos sobre uso de cheque com maior segurança e agilidade.