Você tem dúvida sobre o que é perfil de crédito e, ainda mais, identificar em qual sua empresa se encaixa? Não se preocupe, preste atenção nesse conteúdo que preparamos e fique por dentro do assunto. 

O que significa perfil de crédito?

 Se pararmos para pensar, absolutamente nada é mais importante na vida financeira do que o crédito que você tem. É através dele que você consegue contratar plano de saúde, ter a oportunidade de morar em lugares mais confortáveis e obter menores tarifas nos bancos. As empresas, com o crédito, também conseguem fazer as ações e as aplicações necessárias. Sendo assim, o perfil de crédito ou a análise de crédito faz parte de pessoas físicas e jurídicas. Parte de todos, sem exceção. 

Em resumo: o perfil de crédito nada mais é do que uma análise feita por organizações financeiras para saber como você ou sua empresa agem e se são confiáveis para a liberação de alguns benefícios como a possibilidade de fazer financiamento, pedir empréstimo ou expandir o limite de crédito.. Para isso, vai depender se o seu perfil for positivo ou negativo. 

Como é feita a análise do perfil de crédito?

Para analisar o perfil de crédito é bem simples. Acontece que para recebermos do banco algum empréstimo, financiamento ou até mesmo abertura de conta corrente, sempre passamos por uma análise, onde apresentamos algumas informações para aumentar as chances de aprovação do pedido.  É nesse momento que você apresenta dados cadastrais como CPF, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade e outras informações básicas. 

Com todos esses dados já cadastrados, agora é a vez de analisar seu nome. Ver se você não tem nenhuma dívida com o próprio banco. Possivelmente também será analisada sua saúde financeira, através do seu Score de crédito. 

Em seguida, é realizada uma consulta de sua renda. Isso serve para saber, por exemplo, se o limite de crédito está adequado à sua realidade financeira. Caso tudo esteja de acordo com a instituição financeira, o crédito será liberado. Vale ressaltar que a análise pode ser feita de maneira online. 

Perfis de crédito

 Ter para quem recorrer em caso de necessidade, para muitos, significa encontrar uma espécie de porto seguro. Entretanto, muitas pessoas perdem o controle dessa mesma necessidade.  Um dos grandes problemas nesse caso, é que a concessão de créditos implica em juros altos e na temida “bola de neve de dívidas”. Assim, existem três perfis clássicos de crédito, ou comportamento quando o assunto é contar com esse crédito alheio.  São esses:

O melhor amigo do cheque especial

 Considerado por economistas o perfil de crédito mais desorganizado e temerário, são aquelas pessoas que não largam o cheque especial. Tem ele como uma espécie de parceiro inseparável, fazem inúmeras dívidas e até já contem com elas para sobreviver. Sim, o grande saldo devedor por conta do cheque fora de controle faz parte do orçamento do mês.  É uma vida aos trancos e barrancos em relação as finanças que implicam de modo negativo no crescimento profissional  dessas pessoas, pois  as contas sempre apertadas os impedem de arriscarem . Esperamos que você não se encaixe nesse perfil. 

Racional ao extremo

Sem dúvidas é o inverso do amigo do cheque especial. Esse perfil de crédito tem aversão às dívidas. Até por isso paga, grande parte dos gastos à vista, fazendo uma reserva para que não precise utilizar o crédito. Por conta disso,  esse perfil consegue fazer o dinheiro render muito mais do que o primeiro.  Entretanto, a exagerada racionalidade faz com que esse perfil sempre deixe para mais tarde seus sonhos e planos por conta de uma ideia de total tranquilidade no presente. Sendo assim, não conseguir aproveitar tudo o que poderia ao longo da vida, torna-se um grande risco para essas pessoas. 

O equilibrado

Esse perfil de crédito é exatamente o ponto de equilíbrio entre os dois já apresentados.  Essas pessoas costumam investir e tirar os lucros das aplicações, entretanto ainda recorrem ao crédito em determinadas ocasiões como imprevistos e realizações pessoais.  É o crédito sendo utilizado para cumprir objetivos e não , apenas, como um botão de emergência.  E todo esse equilíbrio faz parte de um planejamento que não deixa as contas ultrapassar a margem  de controle proposta .

O descuido total leva ao endividamento, porém o controle em excesso pode frear a busca  por realizações. 

Melhorando o perfil de crédito

O cartão de crédito não foi criado para deixar os consumidores desesperados, preocupados, a cada fatura que chega.  Como vimos anteriormente, quem utiliza o crédito de maneira correta, mantém um planejamento financeiro e consegue desfrutar de alguns melhores  privilégios no dia a dia. Isso pode incluir juros baixos, limites ampliados e seguros gratuitos.  Por outro lado, aqueles perfis que têm problemas recorrentes no uso do cartão de crédito são identificados pelas operadoras , muito por causa das práticas financeiras , acarretando dívidas e atrasando o pagamento de faturas.

Portanto, para construir um bom perfil de crédito é preciso, basicamente, inserir regras ao cotidiano. Preste atenção nessas dicas que separamos:

 Negocie mais limite, apenas quando não precisar dele

É isso mesmo, você não leu errado.  Parece algo incoerente, mas trata-se de uma estratégia que, parando para analisar, faz muito sentido.  Indo atrás de mais crédito apresentando condições que dão o entender que você não precisa dele, o banco irá te convencer  a utilizar mais o crédito e não o contrário. Portanto, nunca se dirija ao gerente desesperado por mais recursos. 

Preferir financiamentos a empréstimos

Sabemos que a contratação de financiamentos é bem mais burocrática do que a de empréstimos, porém todo esse esforço terá uma recompensa importante: a economia no custo de toda a operação. Ou seja, os financiamentos sempre serão mais baratos do que os empréstimos. 

Histórico positivo do uso de crédito

Atitudes como guardar comprovantes, quitação de empréstimos, pontualidade nos pagamentos e não recorrer facilmente a uso de empréstimos podem ajudar bastante no momento de negociar empréstimos ou financiamentos com o banco.

Substituição das dívidas

Essa é uma regra que muita gente não conhece, porém com efeitos quase que imediatos. Independente do limite de crédito atual, se surgir outra modalidade com melhor preço e mais vantagens,  não pense duas vezes em fazer a troca. Por exemplo: cheque especial e crédito rotativo devem ser substituídos por empréstimos pessoais, que podem ser substituídos por créditos consignados. 

Agora que você entendeu os modelos de perfil de crédito , já sabe em qual deles  sua empresa faz parte?