Faz parte da rotina de muitos brasileiros utilizar o cheque como uma das suas principais formas de realizar compras. Por isso, é importante que todo empresário saiba como é feito o pagamento com cheque, como funciona a sua utilização e como é possível conferir sua autenticidade. 

Como funciona o uso do cheque?

O cheque é, nada mais é, uma ordem de pagamento à vista ou a prazo, realizada a partir de do uso de suas folhas, com necessidade de informações específicas como a denominação ‘’cheque’’, a ordem incondicional de pagar quantia determinada, o nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar, a indicação do lugar de pagamento, a indicação da data e do lugar de emissão, a assinatura do emitente ou de seu mandatário.

A oferta de pagamentos possíveis através de cheques permite ao seu cliente ter mais opções de conclusão de compras e a sua empresa ganha mais chances de fechar negócio.

Ou seja, um pagador entrega um cheque preenchido com todas as informações necessárias para que o recebedor do cheque receba o valor total ao acessar o banco ou a instituição financeira em que o pagador possui débito.

Com o uso do cheque, não é preciso realizar pagamento de taxas de operadoras de cartões para processos de transação.

Como realizar um pagamento com cheque?

Todo emitente de cheque, aquele que o emite, ao usá-lo para pagamento está efetuando uma ordem de pagamento que pode ser à vista ou a prazo.

Isso significa a liberação para um favorecido, aquele que recebe o cheque, ser beneficiado com o valor através do banco ou instituição financeira que o emitente tem conta com saldo.

Todo cheque deve ser pago ao favorecido no ato de sua apresentação ao banco ou instituição vinculada ao pagador.

Durante essa transição, quem recebe o cheque pode escolher realizar o saque do valor registrado ou depositá-lo em uma conta corrente identificada.

Como fazer uma consulta de cheque?

A realização da consulta de cheque é uma alternativa para o empresário conferir a autenticidade do pagamento.

Para deixar seu processo de vendas mais seguro, descobrindo se o cheque é roubado, sem fundo, irregular ou se pode mesmo confiar e concluir a venda, junte-se a Boa Vista e realize suas consultas na hora que precisar.

Analisamos o risco de inadimplência do cheque e apresentamos uma recomendação para que você tome decisões rápidas na hora da venda. Conheça todos os nossos serviços e amplie agora com segurança as múltiplas experiências para o seu negócio.