Como Microempreendedor Individual (MEI), todos os meses você precisa fazer o recolhimento do DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que inclui impostos e contribuição para o INSS. E como a quantia é fixa, é mais fácil organizar as despesas e se programar com esse pagamento.

O que talvez você não saiba, é que não regularizar o MEI e deixar o tributo de lado pode provocar uma série de consequências. Isso significa que lidar com juros e multas será o menor dos seus problemas. Veja só o que pode acontecer:

  • O CNPJ será inscrito na Dívida Ativa;
  • Você pode perder a garantia de segurado do INSS e não poderá usar benefícios previdenciários como auxílio maternidade e aposentadoria;
  • O CNPJ será excluído do regime Simples Nacional;
  • Você encontrará dificuldades para obter financiamentos e empréstimos.

Segundo informações da Receita Federal, os atrasos não são uma novidade. Seja por esquecimento, dificuldades de acesso ao site para gerar o DAS-MEI, ou quaisquer outros motivos.

A verdade é que somente em 2021, o órgão notificou os 440.480 mil dos maiores devedores do Brasil. E se juntar com as empresas somam cerca de R$ 35 bilhões em débitos.

A solução Cadastro Positivo da Boa Vista permite que você faça consultas sobre a necessidade de regularizar o MEI ou outras dívidas. Essa ferramenta pode lhe auxiliar no controle das finanças da sua empresa e na tomada de decisões sobre futuras parcerias. Leia mais sobre o serviço a seguir.

Como consultar informações sobre um CNPJ?

É possível consultar a situação do seu CNPJ e também de futuros parceiros através do "Cadastro Positivo” da Boa Vista. Ao contratar o serviço, o principal benefício é o aumento no nível de segurança da concessão de crédito. Ou seja, sabendo que seus clientes são “bons pagadores”, a carteira aumenta e os riscos diminuem.

A nossa ferramenta disponibiliza as principais informações sobre o CNPJ verificado, como dados cadastrais e restritivos, com o detalhamento de dívidas. Veja só quais são as outras informações fornecidas:

  • Score Positivo: quanto maior o valor dessa pontuação, mais alta a probabilidade do seu cliente pagar o crédito em dia;
  • Sugestão de decisão: a ferramenta é inteligente ao ponto de recomendar a negociação, sugerindo valor de limite e informando os riscos.

Portanto, do mesmo modo que você pesquisa sobre seus clientes, outras empresas podem saber se seu CNPJ está ativo e tomar decisões com base nas informações do Cadastro Positivo. Deu para entender que é uma “via é de mão dupla”, né!?

Então, organize suas finanças para não cair na inadimplência, inclusive com impostos.

Agora que você já conhece um meio seguro de conferir dívidas de qualquer natureza que estejam cadastradas em seu CNPJ, o próximo passo é aprender como regularizar o MEI. Vamos lá!?

Como consultar dívidas para regularizar o MEI?

Além do Cadastro Positivo, também é possível realizar consultas de débitos pendentes diretamente no Portal do Empreendedor. Basta acessar a área de “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)” e selecionar “Pagamento online”. Na nova aba que abrir, você escolhe o período.

Todos os pagamentos atrasados aparecerão na lista e você conseguirá gerar um boleto para quitá-los.

É possível parcelar o MEI atrasado?

Sim! Se você quer regularizar o MEI, uma saída é saldar a dívida de maneira parcelada. No entanto, você só poderá selecionar pendências de 2021 ou de períodos anteriores, pois para conseguir obter a condição é preciso fazer a Declaração Anual de Faturamento (DASN).

Realize a solicitação de maneira prática, diretamente no Portal do Empreendedor. O montante poderá ser dividido em até 60 meses, desde que as parcelas mínimas sejam de R$ 50. Para manter o acordo ativo é preciso deixar as guias em dia e não atrasar mais de 3 DAS-MEI, sejam consecutivos ou não.

Como solicitar o parcelamento das dívidas do MEI?

Para auxiliar você neste processo de regularizar o MEI, separamos aqui o passo a passo para solicitar o parcelamento das dívidas. Confira!

  • Acesse o site do Simples Nacional e clique em “Simei - Serviços”. A seguir, procure por “Parcelamentos” e escolha a opção “Parcelamento Microempreendedor Individual”;

  • Feito isso, insira seus dados conforme solicitados e também a chave de acesso (se você não tiver uma, poderá gerá-la. Basta rolar a página até o final e clicar na opção correspondente).

  • Com a página da sua empresa acessada, clique em “Pedido de parcelamento”.

  • Nessa etapa, você verá uma opção de parcelamento criada pela própria plataforma do Simei. Se você clicar em “Continuar”, terá acesso ao: Recibo de Adesão e poderá emitir o boleto para pagamento da primeira parcela do DAS. Após liquidá-la, é possível solicitar débito automático.

Além de perder o direito aos benefícios do INSS e ter seu CNPJ inscrito na Dívida Ativa, só é possível cancelar o MEI com todos os DAS pagos. Por isso, coloque na sua agenda um lembrete próximo ao dia 20 de cada mês, data em que o boleto vence.

Se você não consegue quitar o tributo em dia porque seus clientes não estão pagando você, a Boa Vista também disponibiliza serviços para recuperação de clientese de consulta de clientes inadimplentes. Saiba mais como nossas ferramentas podem ajudar o seu negócio, ao entrar em contato com nossos consultores.

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