A qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à durabilidade de contratos profissionais, ao aumento da produtividade e ao sucesso da empresa. Por isso, se torna importante saber como desenvolver técnicas para melhorar o índice de satisfação dos funcionários em suas funções. Confira nossas dicas.

O que é Saúde Colaborativa?

Desenvolver uma boa Saúde Colaborativa é realizar um conjunto de práticas interprofissionais que se refere à articulação entre equipes de diferentes setores para promover a atenção com a qualidade de vida dos funcionários e o cuidado com a vida empresarial. 

O que significa ter qualidade de vida no trabalho?

Quando se diz que um funcionário tem qualidade de vida no trabalho significa que este se sente satisfeito com suas funções trabalhistas e seu ambiente de trabalho.

O índice de satisfação de um funcionário pode ser medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico e digital, interação social e comunicação, crescimento pessoal e formação de talentos, entre outros.

4 dicas para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários

Há diversas práticas que podem influenciar na satisfação do empregado em seu trabalho. Hoje vamos conferir 4 dicas que proporcionam Saúde Colaborativa em empresas a partir do investimento numa melhor qualidade de vida dos funcionários.

Estimule hábitos saudáveis

Ter funcionários que possuam hábitos saudáveis, desde uma alimentação balanceada e a realização de atividades físicas, é ter colaboradores presentes, menores gastos com tratamentos e dedicação à execução de suas tarefas com mais entusiasmo.

Além disso, os hábitos saudáveis estimulados em meio cooperativo e colaborativo oportunizam ambientes de interação e sociabilização, alcançando um bom clima organizacional.

Lembre-se também que intervalos bem definidos são importantes para descanso dos colaboradores e para um retorno ao foco do trabalho com mais clareza. Mas não podem ser pausas longas para não gerar procrastinação.

Evite o acúmulo de funções e rotina sobrecarregada

Organize e distribua as tarefas diárias por meio de metas claras e atingíveis, além de prazos bem estipulados. Assim, seus funcionários enxergam melhor suas obrigações e conseguem entregar resultados sem que isso afete a saúde mental de alguém.

A sobrecarga de funções ou o acúmulo de tarefas representa desorganização, desencadeando sintomas de alto estresse, cansaço exacerbado e riscos de trabalhos mal realizados ou não concluídos.

Além disso, longas jornadas são práticas desgastantes e desestimulantes que podem até trazer pequenos resultados em curto prazo, mas tornam a saúde do profissional contratado a longo prazo afetada negativamente.

Ofereça ambiente de trabalho inspirador

Tempo gasto com qualidade de vida é lucro identificado em funcionários felizes, produtividade eficiente e saúde empresarial em dia.

Para além dos hábitos saudáveis, aposte em ambientes agradáveis, ações que explorem mais a criatividade dos colaboradores, acessos a benefícios que melhoram o bem-estar e a recursos que trabalham com novas tecnologias gerenciando tarefas, agilizando processos e diminuindo a complexidade e a burocracia das funções. 

Se possível, proporcione também momentos de confraternização e capacitação para alcançar interesse e desenvolvimento funcional do colaborador.

Engaje a cultura da sua empresa

Realize retenção de talentos, formação de equipes e capacitações seguindo a cultura da sua empresa.

Conhecer o perfil dos seus funcionários e apresentá-los à cultura da sua empresa, seguindo sua missão, valores e funções, é importante para criação de identidade profissional e maior objetividade, motivação e sintonia entre todos os envolvidos.

Agora que você já sabe como melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários, que tal descobrir como aumentar suas vendas? Na Boa Vista, você acompanha artigos sobre soluções inteligentes para uma duradoura e saudável vida empresarial.