Através da análise da saúde financeira de uma empresa é possível mensurar o desenvolvimento de um negócio. Este estudo tem o objetivo de avaliar a capacidade do empreendimento de gerar lucro e permanecer no azul, pagando todas as dívidas em dia.

O pagamento das despesas em dia é só uma das etapas da análise da saúde financeira. Uma empresa saudável financeiramente é aquela que paga seus compromissos antes do vencimento, mantém um bom estoque de mercadorias e faz investimentos em ações e estratégias que visam o lucro da organização em curto, médio ou longo prazo.

Assim, conhecendo a saúde financeira de uma empresa é possível identificar se a organização opera de forma positiva ou negativa, criando soluções e estratégias que possam rever e otimizar os resultados.

O que é a saúde financeira de uma empresa?

Saúde financeira é a condição em que a organização tem controle sobre o capital e consegue gerenciar gastos e planejar investimentos. Assim, a saúde financeira está diretamente ligada à capacidade da empresa de gerar lucro para pagar todos os seus compromissos e fazer novos investimentos.

Na prática, o termo é o resultado entre receita e despesa nas contas da companhia. Manter a saúde financeira de uma organização é o principal desafio dos gestores para que suas companhias possam gerar lucros.

Por que é importante falar sobre saúde financeira da empresa?

Segundo um levantamento do IBGE, 48% das pequenas e médias empresas brasileiras fecham em até 3 anos por falta de gestão financeira eficiente. Por isso, cuidar da saúde financeira de uma empresa é crucial para a manutenção do negócio.

Uma gestão financeira eficiente permite que sua empresa tenha capital de giro para investir em novas soluções, fazer pagamentos necessários e, ainda, contornar obstáculos que possam surgir, como mudanças no mercado e novos comportamentos de consumo do público.

Como saber a saúde financeira de uma empresa?

Para acompanhar a saúde financeira de uma empresa é preciso entender e analisar alguns principais indicadores econômicos de uma organização. Através deste estudo, é possível compreender a situação financeira atual da empresa e planejar ações para mudar ou otimizar os resultados.

Custos

Ter controle total dos custos ajuda na operação de uma empresa. Com todos os valores descritos, é possível controlar a quantidade de dinheiro que precisa sair e, assim, saber quanto a empresa precisa faturar para pagar as contas e gerar lucro.

Endividamento

Esse indicador faz o cálculo do montante de dinheiro que entra pela operação da empresa e quanto deriva de empréstimos e créditos, o que resulta em dívidas futuras que precisam ser pagas.

Faturamento

Este indicador traduz o desempenho das empresas em relação às metas traçadas no início da operação. Acompanhar o índice vai mostrar quanto o seu negócio tem faturado em determinado período.

Ticket médio

É um indicador do valor médio gasto por cada cliente com seus produtos e serviços. Ele compara o faturamento gerado por determinado consumidor em relação à média de toda a carteira.

Lucratividade

Este indicador é independente do índice de faturamento da empresa. É através deste percentual que será possível mensurar se uma empresa tem gerado lucros ou não. A lucratividade é o resultado entre o faturamento e os custos de uma organização.

Ponto de equilíbrio

O break even, como também é chamado o ponto de equilíbrio, indica qual o valor que deve ser faturado por uma empresa para cobrir todos os custos fixos e variáveis. A partir do ponto de equilíbrio é possível mensurar o lucro de uma empresa.

Como melhorar a saúde financeira da minha empresa?

Uma empresa lucrativa tem sua saúde financeira constantemente monitorada. Sem o controle dos indicadores financeiros a operação do seu negócio pode ficar em risco. Outro ponto chave para manter o financeiro da sua empresa sempre no azul é fazer a gestão da carteira de clientes. Assim, você tem controle sobre o que precisa receber e, mais do que isso, tem segurança na tomada de decisão, como, por exemplo, para quem vender.

Na Boa Vista, nosso serviço de consulta ao CPF auxilia empresas na tomada de decisões sobre concessão de crédito. Assim, os riscos de inadimplência com a sua empresa são reduzidos e o faturamento do seu negócio otimizado.

Nossa solução auxilia sua empresa no poder de negociação para que a saúde financeira do seu negócio esteja sempre em dia.

_

Este é só um exemplo de como o ciclo de negócios pode influenciar a nossa vida. Este conteúdo foi útil? Acompanhe outras dicas em nossas redes sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!