‘Guerra das maquininhas’ volta a derrubar taxas para lojistas e colabora para crescimento dos pagamentos com cartões

As Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgadas pelo Banco Central, apontaram que os cartões emitidos no país movimentaram, somente em transações domésticas, R$ 1,4 trilhão em 2018, aumento real de 10,3% em relação a 2017. (GRÁFICO 1) Os cartões de débito movimentaram R$ 560,7 bilhões (alta de 9,1% na comparação…

Spread bancário sobrenatural?

Apesar de inadimplência baixa, diminuição das operações com recursos direcionados e maior concorrência com fintechs, spread bancário volta a subir e segue acima da média histórica Por Vitor França | Economista da Boa Vista *Com Flávio Calife, Economista da Boa Vista   “Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”, dizia Nelson Rodrigues….

Celular já é o principal canal para tomada de empréstimos e financiamentos, superando agências e postos tradicionais de atendimento

As Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgadas pelo Banco Central, apontaram que as transações bancárias superaram a marca dos 74 bilhões em 2018, aumento de 7,1% em relação a 2017. (GRÁFICO 1) Em 10 anos, o número de transações bancárias cresceu 195,9%. A alta de 2018, assim como nos anos…

Em SP, sinais de piora da inadimplência

Quando comparado ao restante do país, estado registra crescimento mais acelerado dos empréstimos para pessoas físicas desde 2016 Por Vitor França | Economista da Boa Vista *Com Flávio Calife, Economista da Boa Vista O estado de São Paulo apresenta, historicamente, taxas de inadimplência inferiores à média nacional. Considerando apenas as operações de crédito para pessoas…