O país em seu labirinto

Por Flávio Calife

Sempre que perguntado sobre onde buscava inspiração para suas obras, o laureado escritor colombiano Gabriel García Márquez respondia taxativamente: está tudo lá. Ele se referia ao caos social, político, cultural e econômico com que a América Latina e, em especial, seu país, costumam conviver.

Sua vertente literária, que ficou conhecida como o realismo fantástico, tinha como uma de suas maiores características o interesse em mostrar o irreal ou estranho como algo cotidiano e comum. Um cenário onde fatos absurdos e inacreditáveis fazem parte do dia a dia.

O episódio político grotesco que o Brasil viveu ontem não foge dessa realidade. E as incertezas geradas por ele ainda devem se espalhar por um bom tempo sobre todos os agentes econômicos.

Na obra O general em seu labirinto, Márquez faz uma ficção sobre os últimos dias de vida de Simon Bolívar. O general está beirando a morte, sem amigos, poucos aliados e não é mais amado por todos, como em outros tempos, mas se recusa em se deixar vencer. O Brasil precisa rapidamente encontrar a saída de seu labirinto.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…