Páscoa antecipa ano difícil para o comércio

Apesar de ser a menos representativa das datas comemorativas, a Páscoa é a primeira grande data do ano para o comércio, e pode servir como um termômetro para as vendas no varejo. Os resultados deste ano antecipam que 2015 não será dos anos mais fáceis para os lojistas. A Boa Vista SCPC acompanha a evolução do movimento do comércio nesta data desde 2008, e em 2015 as vendas na Páscoa apresentaram pela primeira vez recuo em relação ao ano anterior, depois de apresentar crescimento médio superior a 3,5% nos últimos 7 anos.

O humor do consumidor sem dúvida continua sendo a principal explicação para a queda do movimento nesta data. O indicador de confiança do consumidor medida pela FGV no mesmo período do ano passado já estava 4% abaixo da média histórica e em março de 2015 está 22,7% mais baixo do que o mesmo mês do ano passado. A queda da confiança é muito significativa e afeta sobremaneira as decisões de consumo.

É claro que o mau humor está associado à piora da percepção em relação às diversas variáveis que afetam diretamente o dia a dia dos consumidores e suas expectativas sobre o andamento da economia. Mesmo o mercado de trabalho, que parecia intacto, já apresenta sinais claros de resfriamento. O poder de compra deverá cair ainda mais, influenciado pela certeira redução do crescimento da renda e pelo aumento dos preços. As expectativas para a inflação há exatamente um ano eram de 6,51%. No relatório Focus de hoje, as projeções já estão em 8,2%. O câmbio que no ano passado rodeava os R$ 2,45 já se apresenta a R$ 3,25, encarecendo produtos e serviços.

A queda no movimento nesta data acompanha o cenário recente do movimento total do comércio. Se nos últimos 7 anos o setor vinha crescendo a taxas médias superiores a 7,8% ao ano, em 2014 o crescimento não passou de 2,2%, e as expectativas para 2015, já antecipadas pelas vendas nesta data comemorativa, são de um crescimento ainda menor.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Pagamento de contas diversas é o que mais pesa no bolso do consumidor

São as contas diversas que estão impossibilitando de o consumidor manter o seu fluxo de caixa organizado e o “nome limpo”, segundo pesquisa online semestral realizada pela Boa Vista SCPC para identificar o Perfil do Consumidor Inadimplente. Dos quase 4 mil respondentes, de todo o Brasil, 23% afirmaram que manter em dia o pagamento de…

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…