As vendas do comércio para o Dia das Mães recuaram 41% em 2020, em comparação a 2019, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional.

Segunda data comemorativa mais importante do ano, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães reforçou o cenário de vendas extremamente fracas no varejo devido às restrições impostas pela Covid-19. Em 2019 as vendas haviam subido 1,7%.

O fechamento de boa parte do comércio relevante para a data, como lojas de vestuário, cosméticos, eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos e a restrição à circulação de pessoas, limitaram demasiadamente as possibilidades de compra dos consumidores.

Para o economista da Boa Vista, Flávio Calife, a alternativa do comércio on-line reduz parte das perdas, mas não é suficiente para compensar as fortes quedas das lojas físicas.

O gráfico abaixo mostra os últimos resultados na comparação com o ano anterior.

Metodologia

O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas de CPF realizadas no banco de dados da Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 4 a 10 de maio de 2020, comparadas às consultas realizadas entre 6 a 12 de maio de 2019.