Boa Vista lança Centro de Excelência em Analytics e reforça atuação como empresa de inteligência de dados

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, anuncia um importante passo em sua estratégia de se consolidar como uma empresa que utiliza tecnologia e inteligência de dados para apoiar clientes a tomarem decisões mais precisas em seus negócios, em temas como análise de crédito, vendas e marketing. A companhia acaba de lançar seu Centro de Excelência em Analytics (CEA), no qual serão desenvolvidas soluções, como softwares, voltadas não apenas para pessoas jurídicas, mas também para pessoas físicas.

A criação do CEA é resultado da aplicação de parte dos recursos levantados por meio do IPO realizado pela Boa Vista em setembro de 2020. Na oferta primária de seu IPO, a Boa Vista arrecadou R$ 1,246 bilhões líquidos, já descontados os custos de emissão de ações. Deste valor, 94% estão sendo destinados a aquisições — com foco em empresas que agreguem expertise e capacidade de desenvolvimento de soluções tecnológicas para análise de dados e negócios. E os outros 6% estão sendo aplicados no prosseguimento da geração de novas iniciativas desenvolvidas dentro da própria Boa Vista, como o CEA. O objetivo do investimento é elevar os produtos ali criados e ofertados ao mercado ao patamar de “estado da arte” em análise de dados, com mais precisão, agilidade e praticidade nas entregas.

Com o CEA, a Boa Vista passa a ter um importante diferencial competitivo, incrementando seu portfólio. Com as soluções nele desenvolvidas, clientes PJ poderão ter acesso a um leque ainda maior de informações capazes de ajudar na resolução de problemas de negócios, tomando decisões mais assertivas. Já os consumidores poderão obter mais conhecimento sobre seu perfil de consumo e gestão financeira para resgatar potencial de crédito e realizar seus sonhos de consumo.

“O nosso Centro de Excelência em Analytics já nasce com um DNA tecnológico e inovador. De maneira ousada, apoiados em análises de dados sólidas e atentos às especificidades de cada público que atendemos, geramos soluções e apontamos caminhos disruptivos. Esse é o jeito da Boa Vista de inovar o mercado. Saímos do analógico para o digital e investimos constantemente em inteligência analítica para apoiar os clientes na tomada de decisões com menor risco, maior segurança e conveniência”, afirma Elmer Dotti, diretor do CEA da Boa Vista.

Com uma metodologia própria, baseada no conceito de “triple A” (Algorithm, Analytics, Agile), o CEA proporciona mais eficiência e celeridade nas entregas da companhia. Algumas dessas soluções já foram desenvolvidas desde dezembro de 2020. São produtos que reúnem informações capazes de contribuir com empresas e instituições financeiras a avaliarem com mais exatidão clientes mais propensos a renegociar dívidas e a utilizar financiamentos para compras, e a fazer a gestão de riscos em relação a linhas de crédito.

Uma das soluções lançadas, por exemplo, é o Score de Propensão ao Financiamento de Motos Populares (PF). Com base em informações do histórico SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e do Cadastro Positivo, a ferramenta busca identificar os consumidores propensos e os não propensos a aceitar um financiamento para a aquisição de uma moto popular. Tem como objetivo aumentar as chances na prospecção de clientes ávidos por este tipo de financiamento, diminuindo custos e otimizando tempo, por parte de instituições financeiras e empresas do varejo automotivo.

Outras soluções lançadas nesse período, como o Behavior Score de Cartão de Crédito (PF), o Índice Transactor / Revolver Cartão de Crédito (PF), o Limite Conjugado Cartão de Crédito (PF), o Índice de Pontualidade Cartão de Crédito (PF) e o Score de Renegociação Crédito Pessoal (PF) buscam, de maneira geral, avaliar o risco de crédito para clientes que utilizam o cartão como meio de pagamento, bem como a eficiência de portfólios de cartões oferecidos por instituições financeiras. As análises são feitas com informações do SCPC e do Cadastro Positivo, que apontam perfis de consumidores e seus comportamentos de consumo e pagamento.

Alta performance

Para cumprir esse volume elevado de entregas, o CEA é equipado com ferramentas de alta tecnologia e big data. Conta também com uma equipe de alta performance, composta por cientistas de dados, matemáticos, estatísticos e profissionais de outras especialidades e que será ampliada ainda mais com novas contratações.

Nos últimos anos, a Boa Vista já vinha montando um time que hoje está integrado ao CEA, mas a ideia é que esse grupo cresça. No total, a companhia possui atualmente cerca de 770 funcionários, um terço deles atuando em áreas relacionadas à tecnologia e inteligência de dados. O planejamento prevê que o CEA atinja um total de 140 colaboradores ainda no decorrer deste mês de abril.

“Nossos profissionais são motivados a transpor as barreiras do conhecimento por meio da visão analítica, sair do senso comum e criar soluções sofisticadas, ajudando os clientes da Boa Vista a transformar informações em decisões inteligentes, que apresentem resultados efetivos nos negócios”, afirma Dotti.

O executivo também ressalta a atuação por meio de uma abordagem colaborativa, com a geração de parcerias com a área acadêmica, para, entre outras finalidades, manter os profissionais do CEA em constante evolução e em contato com o que há de mais inovador em matéria de gestão e inteligência de dados. “Uma parceria com a Unicamp já está estabelecida e prevê a frequência, pelos profissionais do CEA, em cursos de mestrado latu sensu e strictu sensu. Os colaboradores também desenvolverão pesquisas destinadas a apoiar os clientes na análise de mercados e soluções e artigos acadêmicos para publicação em veículos especializados”, completa o executivo.


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