Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cresce 3,2% em maio

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou crescimento em maio de 3,2% na comparação mensal com ajuste sazonal. Já na análise acumulada em 12 meses, houve queda de 2,6% (junho de 2017 até maio de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na comparação com o mesmo mês de 2017 a queda foi de 6,9%.

ind_recuperacao_junh_1

Em termos regionais, na comparação acumulada em 12 meses, observou-se alta na região Sul (1,1%). Em sentido oposto, a região Nordeste foi o destaque negativo (-7,3%), seguido do Norte (-4,5) e Centro-Oeste (-4,5%).

ind_recuperacao_junh_2

O movimento negativo em 12 meses resulta ainda das dificuldades enfrentadas pelos consumidores, com lenta retomada da atividade e mercado de trabalho ainda fragilizado. Espera-se que com a diminuição da desocupação e melhora na renda, as famílias encontrem situação financeira mais favorável, que permitirá uma evolução mais consistente na recuperação de crédito.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio cai 0,8% em maio, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 0,8% em maio na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 4,1% (junho de 2017 até maio de 2018 frente ao mesmo período…

7 em cada 10 brasileiros irão acompanhar os jogos da Copa, indica pesquisa da Boa Vista SCPC

Sete em cada dez brasileiros disseram, em pesquisa à Boa Vista SCPC, que irão acompanhar os jogos da Copa do Mundo da Rússia. Realizada entre os dias 6 e 11 de junho, com cerca de mil respondentes em todo o Brasil, a pesquisa Hábitos de Consumo e de Comportamento do Brasileiro para a Copa do…

Microempresários são os mais otimistas com as vendas durante a Copa do Mundo, constata Boa Vista SCPC

Quando questionados se o faturamento da empresa deve aumentar em função da Copa do Mundo da Rússia, 31% dos microempresários entrevistados pela Boa Vista SCPC, responderam que sim. Em seguida estão os empresários das grandes empresas (27%), depois os das pequenas (26%) e por último os das médias empresas (23%). No geral, 28% dos empresários…