Dados exclusivos e inéditos divulgados hoje na estreia da Caravana revelam ainda que em Santa Catarina a queda foi de 3,3%, acima da média nacional de 2,4%

A Caravana do Crédito da Boa Vista Serviços reuniu hoje (22 de julho) cerca de 100 empresários e gestores de crédito de Blumenau e Vale do Itajaí em torno de conceitos e melhores práticas sobre gestão de crédito e risco, adotados por importantes empresas de vários ramos de atividade. No evento de estreia da iniciativa nesta data também foram divulgados indicadores exclusivos e inéditos sobre o crédito em Blumenau e em Santa Catarina, reveladores de desempenhos superiores à média nacional, em relação ao recuo da inadimplência (abaixo as tabelas completas).

“O objetivo desta Caravana que hoje lançamos aqui em Blumenau, e que vai percorrer outras cidades e regiões do Brasil, é justamente compartilhar informações, conhecimentos, tendências e experiências de empresas parceiras, em prol do desenvolvimento e da eficiência quanto à gestão do risco de crédito, para que o crédito cresça de forma sustentável beneficiando empresas e consumidores”, afirmou o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, ao empresariado de Blumenau e Vale do Itajaí. Ele destacou a relevância da gestão do crédito com foco na realidade do município e da região, dada a diversidade de realidades e conjunturas do país.

Inadimplência em SC cai mais que média nacional

De acordo com o levantamento inédito da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), realizado com exclusividade para o lançamento da Caravana do Crédito em Blumenau, a inadimplência acumulada em Santa Catarina no primeiro semestre de 2013 caiu 3,3%. A queda média nacional, no mesmo período, foi de 2,4%.

Considerando o período de 12 meses, a inadimplência também caiu de maneira mais acentuada em Santa Catarina que na média nacional. Pelos números da Boa Vista, a queda no registro de inadimplentes no Estado foi de 3,5% nesse período, contra uma queda de 1,3% na média geral do Brasil.

Em Blumenau, o indicador da Boa Vista revela um recuo da inadimplência ainda maior que em todo o Estado de Santa Catarina. No acumulado do primeiro semestre deste ano, a queda do registro de inadimplentes da cidade foi de 4,7%, e em 12 meses a redução foi de 4,4%.

Para o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, esses dados no município são animadores tanto para o comércio quanto para a indústria, e é importante o entendimento cada vez mais profundo, por parte das empresas, do cenário e dinâmica do crédito, para que suas estratégias de risco estejam alinhadas ao mercado em que atuam. “É o caminho para o crescimento seguro, que as empresas tanto almejam. Vão ganhar mais aquelas que melhor souberem gerir seu risco”, diz o presidente da Boa Vista Serviços.

A Caravana do Crédito reitera o compromisso da Boa Vista com o pioneirismo, a inovação e a defesa de um sistema de crédito sólido, saudável e sustentável. “Quando, em 2010, criamos o Acertando suas Contas, hoje a maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito e da educação financeira entre consumidores brasileiros, não havia ação semelhante no país”, lembra Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da Boa Vista. “A exemplo do sucesso que tivemos com o Acertando suas Contas, queremos agora levar ao empresariado brasileiro mais informações sobre a importância de lidar bem com o crédito, apoiando-se em informações e ferramentas para decisão em todas as etapas do ciclo de crédito”, conclui Cosenza.