Uso de certificado digital ganha adesão no segmento da saúde

A área da saúde utiliza cada vez mais a assinatura digital na emissão de documentos eletrônicos a exemplo do PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente

O uso do certificado digital, emitido pela Autoridade Certificadora ICP-Brasil da Boa Vista Serviços, se faz cada vez mais necessário nas trocas de informações em ambientes eletrônicos, tanto que já se tornou uma realidade efetiva e com grande adesão, por exemplo, no segmento da saúde. Um dos sistemas que tem feito com que médicos e até mesmo planos de saúde ou redes hospitalares recorram ao uso do certificado digital, para que de fato garanta a validade jurídica das informações transmitidas eletronicamente, é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Como explica Ângelo Tonin, diretor de Identidade Digital da Boa Vista Serviços, o PEP é um sistema de prontuário médico padronizado e inteiramente digital – parte dos softwares de gestão clínica – para o registro de informações sobre os pacientes pelos médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde. “A assinatura digital garante aos profissionais a integridade das informações prestadas no PEP. Em outras palavras, o PEP substitui as antigas pranchetas nas quais os médicos e enfermeiros escrevem as informações dos pacientes”.

A Unimed Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, é um bom exemplo do uso do certificado digital para a autenticação das informações registradas no PEP. A empresa, responsável por atender Piracicaba e outros dez municípios da região, decidiu implantar o certificado digital do tipo e-CPF para os seus mais de 550 médicos cooperados e 500 colaboradores da área de enfermagem. Modernização que, desde a efetivação, veem dando bons resultados. “Sempre alinhada às novas tecnologias, a Unimed Piracicaba disponibiliza há três anos em seu novo hospital dados clínicos a todos os envolvidos no atendimento ao paciente, facilitando o diagnóstico e o aumento da assertividade dos procedimentos médicos. Como uma cooperativa que segue o conceito da responsabilidade socioambiental, o uso do PEP favorece a economia de papel e contribui com o meio ambiente”, disse a diretora executiva da Unimed Piracicaba, Renata Martini.

O PEP é um sistema eletrônico onde fica gravado o histórico clínico do paciente, capaz de garantir autenticidade, confiabilidade e integridade das informações de saúde. Outro ganho da utilização do PEP é a redução de custos na gestão clínica, o que compreende também a redução de gastos com papeis e impressão. “A desmaterialização de processos físicos tem levado empresas e instituições dos mais diferentes segmentos a buscar alternativas que otimizem custos operacionais, e estes sistemas eletrônicos com uso de certificados digitais proporcionam isso. Entretanto, para que os documentos emitidos eletronicamente tenham validade jurídica, é necessária a assinatura digital, com o uso de um certificado digital”, completa Angelo Tonin.

A efetividade na utilização do certificado digital no PEP e em outras aplicabilidades na área da saúde, como a TISS (Troca de Informações na Saúde), a DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde), e o CRM Digital, mostra que clínicas e hospitais, planos de saúde e até mesmo a rede pública de saúde, em todo Brasil, têm recorrido cada vez mais ao uso do certificado digital ICP-Brasil para dar validade jurídica e autenticidade na assinatura digital em seus sistemas eletrônicos.

No portal www.certificadoboavista.com.br é possível comprar, agendar o melhor dia e horário para a validação presencial, e ainda obter suporte técnico por meio de chat. Ao fazer a compra de um certificado digital da Boa Vista Serviços, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, já sai com o certificado pronto para ser usado de imediato. Em todo o Brasil, a Boa Vista Serviços dispõe de pontos de atendimento na maioria dos Estados. Localize o mais próximo na relação disponível em www.certificadoboavista.com.br.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…