Consumidor torna-se protagonista e dá dicas de orientação financeira

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) optou por uma iniciativa inédita e lançou o Guia “Dicas de Ouro para Você Economizar”, que dá orientações sobre finanças pessoais e orçamento doméstico, tendo como base sugestões dos próprios consumidores para economizar e driblar esse momento de crise que o país passa. Para isso, foram ouvidas mais de mil pessoas em todo o Brasil.

A opção pelas dicas dos consumidores – e não por orientações de especialistas em finanças pessoais – foi feita depois que a Boa Vista SCPC verificou em suas pesquisas que tem crescido a percepção das pessoas de que é importante ter as contas em dia.

Segundo Maria José Barros, diretora de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, “o guia conta com orientações de pessoas reais, que vivenciam as dificuldades e os desafios do dia a dia para manter o orçamento familiar equilibrado, e lutam para superar o atual momento de crise pelo qual passa o país, com desemprego, inflação e queda da renda”.

O Guia “Dicas de Ouro para Você Economizar” reuniu dezenas de orientações dadas por consumidores, divididas em assuntos como “o que fazer no momento das compras”, “como planejar e controlar o orçamento doméstico”, “como reduzir os gastos na rotina diária” e “uso do cartão de crédito e do cheque especial com responsabilidade”, e está disponível aqui.

Na avaliação da Boa Vista SCPC, as dicas dos consumidores mostraram um significativo aumento da conscientização do consumidor, voltadas para o dia a dia das pessoas e com orientações práticas, como evitar as compras por impulso, a importância de poupar dinheiro mesmo que sejam pequenas quantias, e a importância de administrar o orçamento tanto nas compras em lojas e no comércio eletrônico como em casa.

“O objetivo é ajudar no controle do orçamento e estimular as pessoas a consumirem com responsabilidade”, ressalta Maria José Barros. “Lembramos também que o crédito ajuda a realizar sonhos, quando utilizado corretamente”.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Consumidores dizem que gastarão menos neste Natal, mas valor médio dos gastos será 4,5% maior

14 de dezembro de 2018 – 72% dos consumidores disseram que gastarão menos dinheiro neste Natal e Fim de Ano, em relação ao ano passado, quando 75% tinham esta intenção. 11%, por sua vez, afirmaram que irão gastar mais, contra 9% em 2017. Por outro lado, o valor médio previsto com todos os gastos, por…

Vendas no varejo caem 0,4% em outubro

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito caiu 0,4% em outubro na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador cresceu 2,7%. No acumulado do ano a evolução foi de 2,2% em relação a 2017. Avaliando as séries…

Boa Vista: PMC de outubro evidencia crise das grandes livrarias

Por trás da queda de 0,4% das vendas do varejo de outubro – após recuo de 1,3% em setembro, já descontados os efeitos sazonais –, há, de um lado, fatores pontuais, como os preços elevados dos combustíveis – que derrubaram novamente as vendas do setor – e a crise no ramo de livrarias, com fechamento…