Alerta no SOS Cheques e Documentos previne contra uso do nome em golpes e fraudes

Número de documentos perdidos ou roubados aumenta em até 15% em datas especiais do comércio, como o Dia dos Namorados

O corre-corre nas compras em datas comemorativas, como é o caso do Dia dos Namorados, muitas vezes deixa o consumidor vulnerável, o que pode ocasionar a perda de documentos pessoais importantes. Um levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aponta que nessas ocasiões o número de registros de documentos perdidos, roubados ou furtados cresce cerca de 15%. Por isso, se o consumidor perder ou tiver documentos ou cheques roubados, deve imediatamente registrar um alerta no SOS Cheques e Documentos, um serviço de utilidade pública da Boa Vista Serviços, disponível gratuitamente há décadas.

Perda, roubo ou extravio de documentos ou cheques podem causar grandes transtornos se cuidados contra golpes e fraudes não forem adotados rapidamente. O diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista Serviços, Fernando Cosenza, lembra que o consumidor deve ficar sempre alerta. “Mas se o consumidor perder ou tiver os seus documentos roubados, é necessário registrar de imediato um alerta no SOS Cheques e Documentos, para evitar, inclusive, de ter seu nome associado a uma inadimplência, fruto do uso indevido de seus documentos”, orienta o executivo.

O registro é gratuito, rápido e pode ser feito de qualquer região do país. “E em caso de  tentativa de uso indevido do documento, que pode resultar em fraude ou golpe, antes que o crédito seja aprovado pelo lojista, ele recebe um sinal de alerta para que tome cuidado extraordinário nessa transação”, complementa Fernando Cosenza.

O diretor da Boa Vista Serviços ainda alerta que o ideal é ter sempre a mão os telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que pode servir de prova em caso de fraudes com seus documentos.

Este serviço de utilidade pública para registro de cheques e documentos roubados existe desde 1955, quando foi criado o SCPC, e em 1995 recebeu o nome SOS Cheques e Documentos.

O SOS Cheques e Documentos está disponível na internet, no endereço http://www.consumidorpositivo.com.br ou pelo telefone 0800 011 15 22.

Registre agora mesmo

Comentários

comentários

Posts relacionados

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…

Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro e caem 0,6% no acumulado 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,5% em setembro na comparação mensal (com ajuste sazonal), enquanto na variação acumulada em 12 meses, a trajetória do indicador apresentou melhora de 1 p.p. em relação ao mês anterior, apresentando retração de apenas 0,6%….