62,7% dos consumidores retornam à inadimplência um ano após pagarem suas dívidas em atraso, revela estudo da Boa Vista SCPC

A maioria dos consumidores brasileiros (62,7%) voltam a ficar inadimplentes, dentro de um ano, após quitarem suas dívidas em, revela estudo da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O levantamento é de âmbito nacional e, para elaborá-lo, foram analisadas as exclusões e inclusões na base de dados da Boa Vista SCPC de maio de 2014 a maio de 2015. O estudo considerou consumidores que regularizaram todas as pendências.

Em levantamento realizado no ano anterior, até maio de 2014, 56,7% dos consumidores que pagaram as suas dívidas e saíram do cadastro de inadimplentes voltaram a constar no cadastro até um ano depois. Houve, portanto, um crescimento da taxa de reincidência da inadimplência em 12 meses, em 6 pontos percentuais.

reinad

Analisando-se o trimestre seguinte à regularização das dívidas, 35,9% dos consumidores excluídos da base de inadimplentes voltaram a ser incluídos, ou seja, tiveram uma dívida vencida e não paga registrada no banco de dados da Boa Vista SCPC.

O leve crescimento dessa taxa não é surpreendente, dada a atual conjuntura macroeconômica. Fatores como a piora no mercado de trabalho, os juros em alta e a o orçamento das famílias mais apertado tendem a ser preponderantes no resultado da inadimplência este ano. Por outro lado, a contenção do crédito tanto pela maior seletividade dos bancos como pela queda da demanda pode ser um fator que está contribuindo para que esta taxa de reincidência não esteja ainda mais alta.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…