A inadimplência do consumidor obteve alta de 3,0% no acumulado em 12 meses até fevereiro (acumulado entre março de 2015 a fevereiro de 2016 contra os 12 meses antecedentes) de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior houve elevação de 10,5%. No bimestre, a elevação já atinge 9,2% quando comparado primeiro bimestre de 2015. Considerando a série com ajuste sazonal, a inadimplência recuou 8,7% em na comparação com o mês anterior.

grafico1

 

Regionalmente, na avaliação interanual (fevereiro de 2016 contra fevereiro de 2015) a região onde o indicador mais se acentuou foi no Nordeste, com 17,7% de elevação, seguida da região Norte, onde foi observado 16,1% de alta. Já as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentaram majorações de 12,3%, 8,3% e 6,6%, respectivamente.

grafico2

O aumento da desocupação no mercado de trabalho, a queda dos rendimentos, elevação dos juros e inflação elevada têm contribuído decisivamente para diminuição do orçamento das famílias, levando ao atraso nos pagamentos. Após três anos de estabilidade, a inadimplência dos consumidores finalmente dá sinais nítidos de que sua taxa deverá elevar-se de forma considerável em 2016.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para este estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/