Inadimplência em Belo Horizonte sobe 0,6% em 2013

A região Sudeste apresenta queda de 3,3%; Minas Gerais, alta de 4%

Esse levantamento inédito foi apresentado hoje com exclusividade durante a Caravana do Crédito em Belo Horizonte, que reuniu cerca de 200 empresários mineiros.

Analisando-se os registros de agosto, na comparação com julho de 2013, a inadimplência em Belo Horizonte caiu 2,8%; no estado de Minas Gerais também houve queda, 1,0%, com tendência oposta à média da região Sudeste, que apresentou alta de 1,1% na mesma comparação, descontados os efeitos sazonais. (Abaixo a tabela completa, incluindo comparativos de agosto deste ano contra agosto de 2012 e doze meses contra doze meses).

Recuperação

Já em relação ao indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – houve um crescimento de 5,8% no acumulado de janeiro a agosto de 2013 em Belo Horizonte, e de 8,2% no Estado de Minas. São indicadores acima das médias da região Sudeste e do Brasil, em que o aumento do pagamento de dívidas foi de 2,3% e de 3,9% respectivamente.

Caravana do Crédito

A Caravana do Crédito, iniciativa inédita da Boa Vista Serviços, lançada este ano, trouxe a Belo Horizonte nesta data o debate sobre gestão de crédito, risco e relacionamento com consumidores, apresentando conceitos e melhores práticas adotadas por importantes empresas de vários ramos de atividade.

Durante o evento, foram realizadas as palestras “Tendências de Crédito e Risco”, por Fernando Manfio, autor do livro “O risco nosso de cada dia”; e “Como fazer mais negócios com segurança”, por Victor Loyola, executivo com larga experiência em gerenciamento de risco nos segmentos financeiro, de consumo e cartões de crédito no Brasil e no exterior. O diretor de Crédito e Cobrança das Casas Bahia, Paulo Santos, participou de um painel, com objetivo de promover o compartilhamento de experiências entre dirigentes de grandes empresas no sentido de contribuir para a melhoria da gestão do risco de crédito no país.

O objetivo da Caravana, segundo o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, é promover o crescimento do crédito de forma equilibrada, beneficiando dessa forma empresas e consumidores.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas sobe 13,6% em 2017

Em 2017 o número de novas empresas cresceu 13,6% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Contudo, no 4º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 2,2% em relação ao 3° trimestre.                            …

Movimento do Comércio sobe 1,5% em 2017

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em 2017, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na comparação mensal com ajuste sazonal, foi observado crescimento de 1,1% em dezembro frente a novembro. Já na avaliação contra dezembro do ano anterior,…

Recuperação de crédito cai 0,4% em 2017

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 0,4% em 2017. Já na análise mensal, houve avanço de 7,1% na variação contra novembro, considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2016…