A inadimplência do consumidor na cidade do Rio de Janeiro cresceu 2,1% em janeiro de 2015, na comparação com o mês anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual (jan/15 contra jan/14) o indicador foi 4,4% menor e na variação acumulada em 12 meses, a inadimplência caiu 6,6%.

ind-rj

Pagamento de dívidas do consumidor

O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade do Rio de Janeiro – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – registrou alta de 4,7% em janeiro de 2015, na comparação com o mês anterior. Na análise interanual (jan/15 contra jan/14), houve redução de 9,1% no pagamento de dívidas. Por fim, a recuperação de crédito caiu 11,8% na comparação acumulada em 12 meses.

rec-rj

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.