Tendência de inadimplência é manter ritmo de queda

Tendência de inadimplência é manter ritmo de queda

O Indicador de Risco de Crédito dos Consumidores (IRC) da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que calcula o risco mediano dos consumidores que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses, revelou que houve diminuição de 1,7% do risco desses consumidores se tornarem inadimplentes no 4º trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 100,0 para 98,3. Na comparação, contra o 3º trimestre de 2013, o indicador também recuou (-0,6%), de 98,9 para 98,3. A redução do risco de crédito dos consumidores em determinado momento influencia a sua probabilidade futura de inadimplência.

 

O IRC é utilizado como antecedente de tendência da inadimplência dos consumidores brasileiros medida pelo Banco Central (recursos livres acima de 90 dias). Pelos últimos resultados, a inadimplência do consumidor que vem em queda desde o 4º trimestre de 2012, deve apresentar uma tendência de estabilidade durante o 1º semestre de 2014 e possíveis reduções no 3º trimestre. A nossa expectativa para o fim de 2014 é que a inadimplência retorne ao patamar do final de 2013.

Sobre o indicador

O Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista Serviços avalia o risco mediano através de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses. É baseado em modelos estatísticos que a partir de variáveis selecionadas mostram a capacidade de pagamento dos consumidores que estão em busca de crédito e a probabilidade de inadimplência em determinado período.

O índice é gerado com datas de referência trimestrais (31/março, 30/junho, 30/setembro e 31/dezembro) e com data de publicação no mês subsequente à data de referência.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…