Os pedidos de falência caíram 18,3% no acumulado entre janeiro e junho em relação ao mesmo período de 2017, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC. Mantida a base de comparação, as falências decretadas e os pedidos de recuperação judicial aumentaram 35,6% e 21,2%, respectivamente. As recuperações judiciais deferidas registraram aumento de 13,4% no mesmo período.

 

 

falenciaerecupjudiciais

Os resultados apontam para a continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência. O movimento de queda está atrelado a melhora nas condições econômicas, que permitiu as empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência, fato que deve continuar, caso o cenário de recuperação ganhe maior ritmo para os principais setores produtivos da economia.

Distribuição das falências e recuperações judiciais por porte

A tabela 2 mostra como estão distribuídas as falências e recuperações judiciais por porte de empresa até junho de 2018 a partir dos critérios de porte de empresa adotados pelo BNDES . As pequenas empresas, por exemplo, são responsáveis por 91% dos pedidos de falências e 92% dos pedidos de recuperação judicial. Com relação as falências decretadas e recuperação judicial decretadas, também houve predominância de ocorrências entre pequenas empresas, sendo de 94% e 91%, respectivamente.

 

falenciaerecupjudiciais2

 

Distribuição das falências e recuperações judiciais por setor

Na divisão por setor da economia, o de serviços foi o que representou o maior percentual nos pedidos de falência (44%), seguidos do setor industrial (29%) e do comércio (27%). Com relação à variação dos pedidos de falência, a indústria foi o setor que mais reduziu na comparação dos valores acumulados em 12 meses (julho de 2017 até junho de 2018 frente aos doze meses antecedentes), com queda de 34%. Mantida base de comparação, o comércio e setor de serviços diminuíram seus pedidos de falência em 14%. Para os demais dados, segue o resumo apresentado na tabela 3 abaixo:

 

falenciaerecupjudiciais3

 

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registrados na base da Boa Vista SCPC, oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.