Para quem não perde um feriado ou uma folga para cair na estrada, as dicas abaixo podem contribuir para que a viagem não prejudique as finanças

Quem vai viajar no próximo feriado prolongado (Semana Santa e Tiradentes, entre 18 e 21 de abril) e quer evitar dores de cabeça na volta, ganhou um aliado. A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) preparou dicas para prevenir que a falta de planejamento prejudique o passeio ou se transforme em dificuldades financeiras posteriormente.

Segundo Fernando Cosenza, diretor da Boa Vista SCPC, alguns cuidados podem ajudar o consumidor a evitar o descontrole financeiro. São eles:

1. Planejamento

Sim, planeje sua viagem e com isso os seus gastos. O quanto antes antecipar o planejamento mais fácil será encontrar boas oportunidades. Isso vale para estadias de hotéis, pacotes de viagens, ou mesmo gasto com pedágio, combustível, alimentação e passeios extras, que se colocados na ponta do lápis não serão uma surpresa desagradável durante e após a viagem.

2.Pague o que puder antes

Tente viajar com a maior parte das despesas pagas, ou com os valores já reservados. Isso permite curtir o feriado com mais tranquilidade. E o bolso mais preparado também.

3. Permita-se

A ideia é viajar sem gastar mais do que se tem ou se pode, mas procure reservar um valor para compras não programadas. Ninguém é de ferro e vale a pena trazer na bagagem ao menos uma lembrança ou experiências positivas, como um jantar especial ou um passeio extra.

4. Avalie

Feitas as contas e o devido planejamento, se perceber que não pode gastar ou que as despesas ficarão acima do que se previa inicialmente e comprometerão o seu orçamento, repense. Pode ser o caso de organizar-se primeiro e viajar numa próxima oportunidade.

5. Evite

Não tome dinheiro emprestado, não use o cheque especial ou o financiamento rotativo do cartão de crédito para custear despesas de viagem e lazer. Essas alternativas valem para emergências ou necessidades essenciais.

6. SOS Cheques e Documentos

Esta dica vale a todo tempo, já que o cuidado com os nossos documentos pessoais deve ser permanente. Se houver perda, extravio ou se você for roubado, use o SOS Cheques e Documentos da Boa Vista SCPC. Com essa medida prática, gratuita e rápida, em caso de uma possível tentativa de uso indevido do seu documento, um sinal de alerta é enviado ao lojista para que analise com mais cautela o negócio. Você pode utilizar este serviço acessando o portal www.consumidorpositivo.com.br ou também por telefone 0800 011 15 22.

7. Consulte

Para fazer o seu planejamento, você pode realizar gratuitamente pela internet, a qualquer dia ou hora, a autoconsulta de débitos no banco de dados da Boa Vista SCPC, por meio do Portal Boa Vista Consumidor Positivo: www.consumidorpositivo.com.br.