Percentual de cheques devolvidos sobe para 2,18% em março

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 2,18% em março de 2018, registrando redução em relação ao ano anterior (-0,12 p.p.).

indicador_cheques_abril_18_1

Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados teve aumento em relação a fevereiro, reflexo do aumento maior em cheques devolvidos (32,5%) do que no número de movimentados (8,0%).

O gráfico abaixo mostra a evolução recente dos dados citados.

indicador_cheques_abril_18_2

 

[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Considera-se o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Pedidos de falência caem 19,6% no acumulado em 12 meses

Os pedidos de falência caíram 19,6% no acumulado 12 meses (setembro de 2017 até agosto de 2018 comparado aos 12 meses antecedentes), segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC. Mantida a base de comparação, as falências decretadas subiram 15,0%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial houve diminuição de 6,0%. As recuperações judiciais…

Movimento do Comércio avança 4,1% no acumulado em 12 meses, diz Boa Vista SCPC

O Indicador do Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 4,1% no acumulado em 12 meses (setembro de 2017 até agosto de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior), segundo o indicador da Boa Vista SCPC. Em agosto, na avaliação mensal dessazonalizada, o indicador ficou…

Para BC, atividade econômica avança 0,57% em julho

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) subiu 0,57% em julho na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,46%. Na comparação ante o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 2,56%. O comportamento da atividade em julho contraria a…