Percentual de cheques devolvidos sobe para 2,18% em março

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 2,18% em março de 2018, registrando redução em relação ao ano anterior (-0,12 p.p.).

indicador_cheques_abril_18_1

Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados teve aumento em relação a fevereiro, reflexo do aumento maior em cheques devolvidos (32,5%) do que no número de movimentados (8,0%).

O gráfico abaixo mostra a evolução recente dos dados citados.

indicador_cheques_abril_18_2

 

[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Considera-se o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

Comentários

comentários

Posts relacionados

CPF com restrição? Saiba como você mesmo pode limpar seu nome

Ter dificuldade para abrir uma conta em banco, ter o pedido para obter um cartão de crédito recusado, ou solicitações de empréstimo, crediário e financiamento negados são alguns dos contratempos que a restrição no CPF pode gerar para os consumidores. Outro empecilho de estar negativado é a queda do score – pontuação de crédito consultada…

Demanda por Crédito do Consumidor sobe 4,3% no primeiro trimestre

A Demanda por Crédito do Consumidor cresceu em 4,3% no primeiro trimestre de 2018 na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Em março houve queda de 1,8% na comparação mensal com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 2,7% (abril de…

Exemplos de Cadastro Positivo pelo mundo mostram seu benefício no mercado de crédito

O novo modelo de Cadastro Positivo – banco de dados com informações positivas de consumidores (Pessoa Física e Pessoa Jurídica) –, proposto para o Brasil já é uma realidade em muitos países e beneficia centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. Por isso, para a Boa Vista SCPC, a importância de se compartilhar…