[PESQUISA] 86% dos empresários esperam vendas iguais ou maiores que as do ano passado nesta Black Friday

86% dos empresários brasileiros acreditam que as vendas da Black Friday 2019 serão iguais ou maiores que em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista entre agosto e setembro, com mais de 800 empresários de todo o país.

Questionados sobre o faturamento com a data em relação ao ano passado, 53% acreditam que será igual, enquanto 39% acreditam que será maior este ano. Para 8%, o faturamento será menor que em 2018.

Ainda de acordo com a pesquisa, 25% dos empresários farão estoque extra de produtos para a Black Friday de 2019. 13% irão contratar mais mão de obra para a data, porcentagem que aumenta para 24% quando considerados apenas os empresários confiantes com o aumento das vendas.

Representatividade das vendas

Em média, as vendas da Black Friday representam 3,7% do faturamento anual das empresas. Para a maioria dos empresários (43%) as vendas da data representam menos de 1% do faturamento. O gráfico a seguir ilustra os números.

Estratégia de vendas

A principal estratégia adotada para chamar a atenção do consumidor será conceder descontos, conforme 55% das menções dos empresários. Outros 30% pretendem facilitar o pagamento, oferecendo a opção de parcelamento. Por fim, 15% irão apostar na criação de promoções como “leve dois e pague um”, por exemplo.

Vendas e faturamento por setor

Indústria e Serviços são os setores mais otimistas com o aumento das vendas da Black Friday em relação ao ano passado: 57% dos empresários de ambos os setores esperam um crescimento das vendas. Já para o Comércio, esse número representa 44% dos empresários, como ilustra o gráfico a seguir.

Em relação ao faturamento por setor nesta Black Friday, o setor de Serviços é o mais otimista, já que 42% de seus empresários afirmam esperar um maior faturamento com a data em relação ao ano passado. No caso de Comércio e Indústria, ambos os setores têm 39% de seus empresários otimistas com o crescimento.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Black Friday foi realizada pela Boa Vista de forma quantitativa, entre os meses de agosto e setembro de 2019. No levantamento foram entrevistados mais de 800 respondentes, representantes dos principais setores (Comércio, Indústria e Serviços) e dos segmentos micro, pequenas, médias e grandes empresas. A leitura dos resultados deve considerar ~ 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança para leitura dos resultados.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Pedidos de seguro-desemprego recuam 32% em junho na comparação mensal

O Ministério da Economia divulgou ontem os dados referentes ao movimento dos pedidos de seguro-desemprego. Em junho, o número de requerimentos ao seguro–desemprego foi 32% menor em relação ao mês anterior, contabilizando cerca de 653.160 pedidos na modalidade trabalhador formal. Já na comparação com junho do ano passado houve alta de 28,4%, registrando o quarto…

IPCA avança 0,26% em junho, após dois meses de deflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)[1] avançou 0,26% no mês de junho. No acumulado em 12 meses houve evolução para 2,13%, 0,25 p.p. acima da variação observada em maio.  Com esse resultado, o indicador acumulou baixa de 0,11% no ano. O grupo Alimentação e bebidas (0,38%) foi o que registrou maior impacto…

Volume de serviços recua 0,9% em maio

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços recuo 0,9% na comparação com o mês anterior (dados dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador contraiu 19,4%. Com isto, o setor acumula baixa de 2,7% na análise em 12 meses. Nos resultados mensais…