São cada vez mais avançadas as soluções à disposição das empresas que desejam impulsionar os seus negócios e mitigar os riscos de operações que possam resultar em prejuízos financeiros. A Boa Vista, especialista neste tipo de solução para o mercado, conta com o Gerenciamento de Carteira, uma plataforma de monitoramento que permite a análise de risco e oportunidades de empresas, clientes ou fornecedores, com base em informações completas de dados cadastrais, restritivos e rating - uma classificação da ferramenta que informa o status da empresa monitorada na data atual.

A solução é uma das que mais se adequa às necessidades dos clientes Pessoa Jurídica da Boa Vista porque oferece agilidade na tomada de decisão, reduz os riscos de fraude e de inadimplência e amplia as oportunidades de novos negócios.

De forma simplificada, Alexandre Xavier, diretor de Produtos da Boa Vista, explica que a solução permite cadastrar quantas empresas julgar necessário e ser notificado a cada alteração. E a rapidez com que faz tudo isso também possibilita ao seu usuário agir quando há riscos e oportunidades entre eles, minimizando prejuízos e ampliando os lucros.

O Gerenciamento de Carteira permite ainda identificar cada empresa monitorada conforme o rating e definir ações preventivas de controle dos riscos; ajustes de limites de crédito ou mesmo de incentivo de ofertas que se mostrarem adequadas a cada cliente com mais agilidade.

Ciclo de negócios

A solução contribui em todas as fases do ciclo de negócios. Na prospecção, é capaz de identificar e segmentar clientes em potencial e até mesmo reativar clientes inativos ou que, por algum motivo, tenham cancelado o contrato. Na fase da concessão permite nos clientes recorrentes uma avaliação e acompanhamento mais precisos e uma melhor alocação do limite de cada cliente. E em gestão, garante o próprio gerenciamento da carteira dos clientes, com a oportunidade de impulsionar a rentabilização da empresa.

Benefícios para a Gestão de Carteira

Clientes da Boa Vista que já utilizam a solução identificam aumento nas vendas em negócios de baixo risco e alto potencial, assim como conseguem dar foco nos que rentabilizam sua carteira e que apresentam recorrência de vendas.

Estes também constatam diminuição das perdas com clientes de alto risco, já que com o monitoramento diário se antecipam na tomada de ações de recebimento do crédito concedido.

Há os que destacam ainda a agilidade na análise e tomada de decisão com o acesso automatizado por meio de integração sistêmica, o que dá velocidade no processamento das informações alteradas diariamente.

Outra vantagem é a redução das despesas com cobrança, já que ao identificar possíveis clientes inadimplentes, a solução impacta na prevenção de gastos futuros com ações de cobrança.