O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou avanço de 1,1% em abril contra março, já descontados os efeitos sazonais. No acumulado em 12 meses (maio de 2019 a abril de 2020), o indicador recuou 0,8%. Em relação ao mesmo mês do ano passado houve queda de 1,3%, enquanto no acumulado de janeiro até abril do ano corrente a variação foi de -0,1%.

Em termos regionais, o acumulado 12 meses apresenta alta apenas nas regiões Norte (0,3%) e Sudeste (0,2%). Em sentido oposto, na região Sul foi registrada a maior retração (-3,9%), seguida do Centro-Oeste (-1,6%) e Nordeste (-1,1%).

Na comparação mensal, contudo, apenas a região Sudeste (-0,1%) registrou variação negativa em abril. Já na comparação interanual (abril de 2020 contra abril de 2019), três das cinco regiões analisadas apresentaram queda, com destaque para os resultados das regiões Centro-Oeste (-8,4%) e Norte (-7,0%).

 

Após registrar três meses de queda, em abril o indicador de recuperação avançou mas ainda segue negativo na análise acumulada em 12 meses (-0,8% em abril), refletindo a dificuldade que os consumidores com dívidas em atraso continuam enfrentando para reequilibrarem sua situação financeira e saírem do cadastro de inadimplentes. Assim, apesar das medidas adotadas pelo governo para frear o aumento da inadimplência e estimular a atividade em meio ao cenário atual, com crescimento no nível de desemprego e piora na renda das famílias, a tendência é que o indicador continue oscilando no período mais agudo da crise.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/