Confiança do Consumidor cai 5,3% em setembro

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) em setembro obteve nova queda, com variação de -5,3% na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Com 76,3 pontos, o resultado do mês foi 3,6 p.p. mais baixo do que o registrado em agosto, mantendo-se abaixo da média histórica, que já recuou para 109,5 pontos.

Ainda na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, o Índice de Expectativas atingiu queda de 5,4% e o Índice da Situação Atual variou -6,0%. Já na comparação interanual, dos dados sem ajuste sazonal, o índice geral apresentou retração de 25,9%.

O atual nível de confiança do consumidor encontra-se em uma situação desgastada e distante da média histórica, o que é justificado por fatores como o orçamento cada vez mais apertado do consumidor, dadas a alta inflação e as pioras no mercado de trabalho. O descolamento da curva tem persistido há mais de um ano e uma reversão sustentável do indicador, a ser consolidada paulatinamente, poderá ser observada apenas em meados do próximo ano. Desta forma esperamos que o nível de confiança do consumidor continue baixo para os próximos meses.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:

icc

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…