Confiança do Consumidor se eleva em Maio

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 3,5 pontos em maio, na comparação com abril. O resultado veio após consecutivas quedas e indica uma melhora nas expectativas. O ICC passou de 64,4 pontos para 67,9.

Na comparação mensal com dados dessazonalizados, a elevação foi de 5,4%. Ainda na análise mensal dos dados com ajuste sazonal, tanto o Índice da Situação Atual (ISA) como o de Expectativas (IE) aumentaram: as variações foram de 1,2% e 8,1%, respectivamente. Na comparação interanual dos dados sem ajuste sazonal o ICC apresentou retração de -6,9%.

O nível de confiança do consumidor continua bem abaixo da média histórica, mas o aumento do índice no mês de maio pode significar uma diminuição das incertezas político-econômicas devido à mudança do cenário político, e uma melhora em relação às perspectivas para a economia, já que o IE se elevou 8,1%.

A tendência do ICC para os próximos meses ainda depende de maiores sinais de mudanças nas políticas econômicas, e que encontram-se por ora ainda estagnadas.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com dados ajustados sazonalmente:

Sem título

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…