Confiança do Consumidor volta a cair em maio

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) voltou a cair em maio, com variação de -0,6% na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Com 85,1 pontos, o resultado do mês foi 0,5 p.p. menor do que o registrado em abril, mantendo-se abaixo da média histórica, que é de 110,5 pontos.

O Índice da Situação Atual saiu de uma alta de 3,3% para uma queda de 1,5% e o Índice de Expectativas obteve um aumento de 0,3%. Já na comparação interanual, dos dados sem ajuste sazonal, o índice da situação atual foi 27,1% menor e o índice de expectativas recuou 12,6%. Tais variações implicaram numa queda de 17,9% no índice geral.

O mês anterior havia registrado uma melhora nos resultados do indicador, o que foi um alento em tempos de adversidade econômica. Porém, assim como esperávamos, a melhora da confiança não foi capaz de se sustentar por mais tempo, tendo em vista o orçamento cada vez mais apertado do consumidor, dadas a alta inflação e as pioras no mercado de trabalho. Desta forma o nível de confiança do consumidor deverá se manter em um nível desgastado pelos próximos meses.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com ajuste sazonal:

icc

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…