Confiança do Consumidor volta a cair em maio

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) voltou a cair em maio, com variação de -0,6% na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Com 85,1 pontos, o resultado do mês foi 0,5 p.p. menor do que o registrado em abril, mantendo-se abaixo da média histórica, que é de 110,5 pontos.

O Índice da Situação Atual saiu de uma alta de 3,3% para uma queda de 1,5% e o Índice de Expectativas obteve um aumento de 0,3%. Já na comparação interanual, dos dados sem ajuste sazonal, o índice da situação atual foi 27,1% menor e o índice de expectativas recuou 12,6%. Tais variações implicaram numa queda de 17,9% no índice geral.

O mês anterior havia registrado uma melhora nos resultados do indicador, o que foi um alento em tempos de adversidade econômica. Porém, assim como esperávamos, a melhora da confiança não foi capaz de se sustentar por mais tempo, tendo em vista o orçamento cada vez mais apertado do consumidor, dadas a alta inflação e as pioras no mercado de trabalho. Desta forma o nível de confiança do consumidor deverá se manter em um nível desgastado pelos próximos meses.

O gráfico abaixo compreende a evolução do ICC ao longo dos últimos anos, com ajuste sazonal:

icc

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 0,9% em 2016

A inadimplência do consumidor obteve queda de 0,9% em 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal, descontados efeitos sazonais, houve retração de 7,6% do indicador quando comparado o resultado de dezembro contra novembro. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, dezembro caiu 5,7%.   Regionalmente, na…

Títulos protestados encerram o ano com alta de 22,9%, segundo Boa Vista SCPC

De acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o número total de títulos protestados no país aumentou 22,9% no acumulado de 2016 em relação ao ano anterior. Na comparação interanual, os títulos protestados cresceram 6,0% e aumentaram 11,8% em relação ao mês anterior. O valor médio dos títulos…

Pedidos de falência encerram o ano com alta de 12,2%, segundo Boa Vista SCPC

Segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os pedidos de falência encerraram o ano com alta de 12,2% no acumulado de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Em dezembro, o número de pedidos de falências recuou 7,0% na comparação mensal com novembro e aumentou 19,2%…