Demanda do consumidor por crédito sobe 3,8% em fevereiro

A demanda do consumidor por crédito apontou alta de 3,8% na avaliação mensal (fev/16 contra jan/16), na série com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Contudo, na variação acumulada em 12 meses, o indicador mantém a tendência negativa, com queda de 6,2%. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador obteve retração de 4,9%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação mensal dessazonalizada mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 2,6%, enquanto para o segmento não-financeiro a variação foi positiva em 7,6%.

Sem título

A grande incerteza econômica gerou um cenário bastante adverso para o consumidor em 2015 e que permanece em 2016. A gradual deterioração dos indicadores econômicos contribuiu decisivamente para piora do índice e que agora, de forma tímida, tenta se recuperar. Fatores como a alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado. Como consequência, o consumidor mantém-se bastante cauteloso. Assim, a demanda por crédito que já havia sido negativa em 2014, continua com essa tendência. Mesmo com uma leve inflexão a partir do segundo semestre de 2015, a retomada ainda não ocorre de forma significativa para que a procura por crédito retorne a níveis positivos.

Abaixo, a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Sem título

 

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/

Posts relacionados

MUTIRÃO ACERTANDO SUAS CONTAS

AVISO DE PAUTA A Boa Vista SCPC inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição do seu já tradicional mutirão de renegociações de dívidas aqui na capital paulista. Até 3 de dezembro, ininterruptamente, o mutirão “Acertando suas Contas” permitirá que consumidores que estão com contas em atraso encontrem em um ambiente mais…

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a outubro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006. No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os…

Consumidor ganha nove dias para renegociar dívidas em mutirão que começa na próxima semana

Os consumidores que pretendem renegociar suas dívidas neste fim de ano terão várias facilidades no mutirão da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que acontece a partir do próximo dia 25 de novembro no centro de São Paulo. A edição 2016 do “Acertando suas Contas”, maior ação de sustentabilidade de crédito do…