Em fevereiro, volume de serviços apresenta queda de 4%

Valor é comparado a fevereiro de 2015, sendo o pior resultado da série histórica para o mês em questão

 Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 4% em relação a fevereiro de 2015, ocorrendo em todos segmentos analisados. Esse é o 11ª número negativo consecutivo do setor na comparação interanual, além de ser o pior resultado apresentado para fevereiro desde o início da série histórica, em 2012.

A queda mais abrupta ocorreu no setor de Serviços de informação e comunicação, que apresentou retração de 5,3%, mantida a base de comparação. Com o resultado, o setor de serviços acumula queda de 3,7% na variação em 12 meses. Para os demais grupos ficou a seguinte configuração: Serviços prestados às famílias (-5,5%); Serviços de informação e comunicação (-0,8%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,8%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-5,3%); Outros serviços (-8,8%).

Com relação à receita nominal, houve avanço de 1,2% no acumulado em 12 meses, sendo que apenas 5 dos 12 estados avaliados apresentaram variações negativas. Apesar deste pequeno aumento no índice, a receita nominal vem caindo desde 2014, como se pode ver no gráfico abaixo. Portanto, a elevação no mês de fevereiro não deve significar uma alteração na tendência de queda.

A queda na demanda das famílias e empresas é a principal responsável pelas consecutivas retrações no setor, e devido à manutenção do cenário econômico é ainda provável que o setor continue a apresentar maiores retrações para os próximos meses.

Sem título

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…