IBC-BR: atividade econômica encerra 2014 com queda de 0,2%

Por Yan Cattani e Juliane Reis, da equipe da Boa Vista SCPC

 Segundo o Banco Central, o principal indicador coincidente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou diminuição de 0,2% em 2014. Frente ao resultado observado em novembro, descontado os efeitos sazonais da série, dezembro recuou 0,6%, bastante acima das projeções do mercado, que esperavam queda de 1,2%.

O resultado ocorre após a divulgação dos resultados do mesmo mês de referência da Pesquisa Industrial Mensal, que caiu 2,8%, na comparação mensal da série ajustada sazonalmente, e também da Pesquisa Mensal do Comércio, que indicou queda de 2,6% no volume de vendas do varejo restrito – mantida a base de comparação.

O resultado de 2014 somente deu continuidade ao cenário de debilidade da atividade econômica enfrentado nos últimos dois anos. O valor registrado pelo indicador coincidente do PIB deverá agravar as projeções esperadas para atividade econômica do ano passado, ainda não consolidado, e que atualmente encontram-se próximas de +0,1%. Este prognóstico corrobora as expectativas de piora da atividade agregada em 2015, que dificilmente apresentará crescimento.IBCBR

Posts relacionados

MUTIRÃO ACERTANDO SUAS CONTAS

AVISO DE PAUTA A Boa Vista SCPC inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição do seu já tradicional mutirão de renegociações de dívidas aqui na capital paulista. Até 3 de dezembro, ininterruptamente, o mutirão “Acertando suas Contas” permitirá que consumidores que estão com contas em atraso encontrem em um ambiente mais…

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a outubro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006. No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os…

Consumidor ganha nove dias para renegociar dívidas em mutirão que começa na próxima semana

Os consumidores que pretendem renegociar suas dívidas neste fim de ano terão várias facilidades no mutirão da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que acontece a partir do próximo dia 25 de novembro no centro de São Paulo. A edição 2016 do “Acertando suas Contas”, maior ação de sustentabilidade de crédito do…