IBC-BR: atividade econômica recua 0,84% em abril

Segundo o Banco Central, o principal indicador antecedente da atividade econômica, o IBC-BR, apresentou queda de 0,84% em abril na comparação com março com dados dessazonalizados. Já a variação frente a abril de 2014 foi de -3,13% com dados sem ajuste. Para a variação do acumulado em 12 meses, o indicador apresentou queda de 1,30% mantida a análise dos dados sem ajuste sazonal.

Considerando o trimestre móvel encerrado em abril, houve queda de 1,01% na comparação com o trimestre imediatamente anterior (encerrado em janeiro), na análise dos dados dessazonalizados. A variação com o mesmo trimestre do ano passado obteve queda de 2,50%, mantida a base de comparação.

A atividade econômica continua em ritmo de retração, uma vez que a Pesquisa Mensal do Comércio e a Pesquisa Industrial Mensal em abril apontaram quedas de 0,4% e 1,2%, respectivamente. O resultado do mês apresentou uma queda mais acentuada do que as expectativas do mercado, que ficaram em torno de -0,4. O boletim Focus, também do BC já vem rebaixando as projeções para o PIB há algumas semanas consecutivas e atualmente espera resultado de -1,35% para o fim de 2015, resultado 0,15 p.p. mais baixo do que o esperado para o ano na divulgação anterior do IBC-BR.

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…