IPCA desacelera para 0,71% em abril

De acordo com o IBGE, a apuração do resultado da inflação oficial (IPCA) desacelerou para 0,71% na análise mensal de abril, atingindo 8,17% no acumulado em 12 meses.

A categoria que obteve a maior alta no mês foi a de Saúde e Cuidados Pessoais, com variação de 1,32%. A elevação na categoria foi motivada pelo aumento dos preços dos Produtos farmacêuticos (3,27%) e dos Serviços Médicos e Dentários (0,93%). Alimentação e Bebidas foi a segunda categoria com maior alta em abril, variando 0,97% e os subitens Alimentação dentro de casa e Alimentação fora de casa apresentaram a mesma variação, de 0,97%.

Quanto à Habitação, que foi a categoria mais significativa em março devido ao reajuste da conta de energia, em abril foi a terceira maior em variação de preços. A energia elétrica que havia tido alta de 22,08% no mês anterior, registrou 1,31% em abril.

No mês os preços administrados se mantiveram em maior nível do que os preços livres, na avaliação do resultado acumulado em 12 meses, registrando 13,36% e 6,72%, respectivamente.

A inflação acumulada em 12 meses continua longe da meta e não esperamos que ela possa convergir neste ano. O nível de preços observado pressiona ainda mais o orçamento das famílias, que já sofre com as consequências do desaquecimento do mercado de trabalho.

 

ipca

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…