Nota de Política Monetária do BC: saldo de crédito desacelera em 12 meses

Segundo o Banco Central, o estoque total de empréstimos e financiamentos atingiu R$3.081,0 bilhões, o que corresponde a um aumento de 10,1% em doze meses, desacelerando, portanto 0,3 p.p. com relação a abril. Com este resultado, a relação crédito/PIB atingiu 54,4%, enquanto no mês passado esta relação era de 54,3%.

Com a relevante desaceleração de crescimento do crédito com recursos livres nos últimos meses, o crédito total foi mais uma vez sustentado pelos empréstimos e financiamentos referentes aos recursos direcionados, que mesmo com a desaceleração de 0,6 p.p. em abril, registrou alta de 16,5% em 12 meses.

A inadimplência do sistema financeiro atingiu nesta última aferição os mesmos 3,0% de abril. No segmento livre, a inadimplência foi de 4,7%, enquanto no direcionado registrou 1,2%. Em relação ao crédito livre às famílias, o índice atingiu 5,4%, enquanto nas operações com empresas subiu para 4,0%, frente aos 3,9% registrados em abril.

A taxa média de juros total atingiu 27,1% a.a. em maio. Os spreads, por sua vez, aumentaram 0,3 p.p. ante o resultado registrado no mês anterior, atingindo 17,4%. Os juros de recursos livres ao consumidor aumentaram 1,2 p.p. no mês, atingindo os atuais 57,3% a.a.

saldo1

 

saldo 2

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…