Nota de Política Monetária do BC: Saldo de crédito tem leve aceleração em julho

Segundo o Banco Central, o estoque total de empréstimos e financiamentos atingiu R$3.110,7 bilhões, o que corresponde a um aumento de 9,9% em doze meses, acelerando 0,1 p.p. em relação a junho. Com este resultado, a relação crédito/PIB atingiu 54,5%, enquanto no mês passado esta relação era de 54,6%.

Com a relevante desaceleração de crescimento do crédito com recursos livres nos últimos meses, o crédito total foi mais uma vez sustentado pelos empréstimos e financiamentos referentes aos recursos direcionados, que apesar de manter ritmo de desaceleração ainda atingiu alta de 15,3% em 12 meses.

A inadimplência do sistema financeiro passou de 2,9% para 3,0% em julho. Tanto no segmento livre como no direcionado, a inadimplência obteve leve aceleração, atingindo 4,8% e 1,2%, respectivamente. Em relação ao crédito livre às famílias, o índice obteve 5,4%, enquanto nas operações com empresas registrou 4,1%.

A taxa média de juros total atingiu 28,4% a.a. em julho. Os spreads aumentaram 0,6 p.p. ante o resultado registrado no mês anterior, atingindo 18,4%. Os juros de recursos livres ao consumidor aumentaram 1,1 p.p. no mês, atingindo os atuais 59,5% a.a.

cred

 

cred 2

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge o menor nível desde setembro de 2014, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados(1) atingiu 1,83% em junho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,28 p.p.). Com isso, a razão atinge o menor nível desde setembro de 2014, quando alcançou 1,80%. Na comparação mensal, o percentual…

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…