Movimento do Comércio avança em novembro pela sexta vez consecutiva, revela Boa Vista Serviços

Pesquisa mensal do comércio cresce 0,5% em maio

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

Segundo o IBGE, o volume de vendas no varejo restrito registrou alta de 0,5% entre abril e maio, na série com ajuste sazonal. A variação interanual foi de +4,8%, em linha com o indicador de Movimento do Comércio da Boa Vista, que registrou 4,7% no mesmo período. No valor acumulado em 12 meses o varejo restrito permaneceu estável, isto é, manteve alta de 4,9% registrada em abril.

Avaliando as aberturas do indicador restrito na série dessazonalizada, todas apresentaram elevação no mês. “Livros, jornais, revistas e papelaria” e “Outros artigos de uso apresentaram as altas mais significativas, ambas com variação de +2,4%. “Equipamentos e materiais para escritório, informática etc” aumentou 1,9% na margem. “Móveis e Eletrodomésticos” ficou com 1,8% em maio, na comparação com abril. Para as demais categorias, as altas foram um pouco mais moderadas: “Artigos farmacêuticos etc” (1,2%), “Tecidos, vestuário e calçados” (0,5%), “Hipermercados etc” (0,1%) e “Combustíveis e lubrificantes (0,1%).

Mantida a base de comparação, no varejo ampliado as vendas não obtiveram tão bom desempenho quando comparadas as categorias da análise restrita. “Veículos, motos, partes e peças” caiu 1,9%, enquanto “Material de construção” cedeu 0,3% ante abril.

Em suma, os dados do varejo apresentaram a primeira elevação em 2014 desde janeiro (quando subira 0,3% frente a dezembro, na análise com ajuste sazonal). A atividade varejista tem se mostrado um pouco menos intensa quando comparada a 2013, mas ainda em ritmo superior ao esperado no início do ano. Caso esta tendência não se modifique, esperamos que o ritmo do comércio seja um pouco inferior ao registrado ano passado, com elevação de 3,5%.

pmc jun14

Posts relacionados

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…

Inadimplência do consumidor cai 0,8% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a…