Movimento do Comércio avança em novembro pela sexta vez consecutiva, revela Boa Vista Serviços

Pesquisa mensal do comércio cresce 0,5% em maio

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

Segundo o IBGE, o volume de vendas no varejo restrito registrou alta de 0,5% entre abril e maio, na série com ajuste sazonal. A variação interanual foi de +4,8%, em linha com o indicador de Movimento do Comércio da Boa Vista, que registrou 4,7% no mesmo período. No valor acumulado em 12 meses o varejo restrito permaneceu estável, isto é, manteve alta de 4,9% registrada em abril.

Avaliando as aberturas do indicador restrito na série dessazonalizada, todas apresentaram elevação no mês. “Livros, jornais, revistas e papelaria” e “Outros artigos de uso apresentaram as altas mais significativas, ambas com variação de +2,4%. “Equipamentos e materiais para escritório, informática etc” aumentou 1,9% na margem. “Móveis e Eletrodomésticos” ficou com 1,8% em maio, na comparação com abril. Para as demais categorias, as altas foram um pouco mais moderadas: “Artigos farmacêuticos etc” (1,2%), “Tecidos, vestuário e calçados” (0,5%), “Hipermercados etc” (0,1%) e “Combustíveis e lubrificantes (0,1%).

Mantida a base de comparação, no varejo ampliado as vendas não obtiveram tão bom desempenho quando comparadas as categorias da análise restrita. “Veículos, motos, partes e peças” caiu 1,9%, enquanto “Material de construção” cedeu 0,3% ante abril.

Em suma, os dados do varejo apresentaram a primeira elevação em 2014 desde janeiro (quando subira 0,3% frente a dezembro, na análise com ajuste sazonal). A atividade varejista tem se mostrado um pouco menos intensa quando comparada a 2013, mas ainda em ritmo superior ao esperado no início do ano. Caso esta tendência não se modifique, esperamos que o ritmo do comércio seja um pouco inferior ao registrado ano passado, com elevação de 3,5%.

pmc jun14

Posts relacionados

Dívida com cartão de crédito e boleto levam paulistano a mutirão de renegociação de dívidas

A maioria (60%) dos consumidores que compareceu ao mutirão “Acertando suas Contas”, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na cidade de São Paulo, com a intenção de negociar suas dúvidas, buscou a renegociação do débito causado pelo cartão de crédito. A constatação é de levantamento realizado no próprio local pela Boa…

MUTIRÃO ACERTANDO SUAS CONTAS

AVISO DE PAUTA A Boa Vista SCPC inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, mais uma edição do seu já tradicional mutirão de renegociações de dívidas aqui na capital paulista. Até 3 de dezembro, ininterruptamente, o mutirão “Acertando suas Contas” permitirá que consumidores que estão com contas em atraso encontrem em um ambiente mais…

Percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atinge 2,30% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,30% no acumulado de janeiro a outubro, registrando o pior resultado da série histórica, iniciada em 2006. No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os…