PME: Desemprego atinge 5,0% em agosto, após ajustes sazonais

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

 De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego de agosto registrou 5,0% da população economicamente ativa em agosto, após ajustes sazonais. Na série sem ajuste sazonal, a taxa de desocupação nas regiões metropolitanas ficou configurada da seguinte maneira: Recife (7,1%), Salvador (9,3%), Belo Horizonte (4,2%), Rio de Janeiro (3,0%), São Paulo (5,1%) e Porto Alegre (4,8%).

Já com relação aos rendimentos reais, o valor médio habitual foi de R$2.055,50, aumentando apenas 0,1% na comparação mensal contra julho (ajustada sazonalmente). Na comparação interanual (mesmo mês do ano anterior) houve alta de 2,5%, tornando a acelerar os valores acumulados em 12 meses (quando comparado contra o mesmo período do ano anterior), que passou de 2,6% no mês passado, para 2,7% neste mês.

Em linhas gerais, o diagnóstico permanece o mesmo: o mercado de trabalho continua apertado, mas já demonstrando sinais de deterioração. Tal evidência pode ser observada pelas últimas taxas de desemprego após aplicação de tratamentos sazonais nas séries. Ademais, a alta dos rendimentos reais neste ano também apresenta menor intensidade, uma vez que seus valores recentes permanecem em patamares muito próximos à média histórica da série (calculada desde fevereiro de 2004). Desta forma, esperamos até o fim do ano ainda pequenas elevações do desemprego, encerrando o ano com uma desocupação média de 5,0%. Já para os rendimentos reais, a expectativa é de 2,5% de elevação frente a 2013.

 PME ago14

Posts relacionados

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% no 1º trimestre, segundo Boa Vista SCPC

Dados nacionais da Boa Vista SCPC apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%,…