PNAD: Desemprego fecha 2014 com ligeira queda

Por Yan Cattani e Juliane Reis, da equipe da Boa Vista SCPC

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego fechou o último trimestre de 2014 com ligeira queda em relação ao trimestre anterior, com redução de 0,3 p.p., levando a taxa de desemprego da população economicamente ativa para 6,5%.

A região Sul alcançou a o maior nível de queda em pontos percentuais, saindo de 4,2% no terceiro trimestre de 2014 para 3,8% no último trimestre. As 3 regiões que detinham os maiores índices de desocupação mantiveram-se na mesma ordem do ranking nacional em comparação com o trimestre anterior, sendo a região Nordeste com a maior taxa, 8,3%, seguida da Norte com 6,8% e da Sudeste que registrou 6,6%.

Os dados apresentam coerência com relaçao à Pesquisa Mensal de Emprego, uma vez que houve leve queda do desemprego nas duas pesquisas. Enquanto a PME é uma pesquisa restrita às regiões metropolitanas, com maior adensamento urbano e populacional, a PNAD acaba captando melhor a média nacional. Regionalmente, a PNAD contínua acaba fornecendo dados de maior qualidade microeconômica, já que sua amostra é realizada em aproximadamente 3.500 municípios. Com isso conseguimos observar as tendências das regiões centro-oeste e norte, antes inexistentes nas análises fornecidas pela PME.

PNAD 01.12.2014

Posts relacionados

Títulos protestados acumulam alta de 24,9% no ano, segundo Boa Vista SCPC

De acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o número total de títulos protestados no país aumentou 24,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação interanual, os títulos protestados diminuíram 4,3% e recuaram 12,0% em relação ao…

Pedidos de falência registram alta de 11,7% no acumulado do ano, segundo Boa Vista SCPC

Segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os pedidos de falência registraram alta de 11,7% no acumulado de janeiro a novembro de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. Em novembro, o número de pedidos de falências recuou 5,1% na comparação interanual e aumentou 2,7% em…

Dívida com cartão de crédito e boleto levam paulistano a mutirão de renegociação de dívidas

A maioria (60%) dos consumidores que compareceu ao mutirão “Acertando suas Contas”, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na cidade de São Paulo, com a intenção de negociar suas dúvidas, buscou a renegociação do débito causado pelo cartão de crédito. A constatação é de levantamento realizado no próprio local pela Boa…