PNAD: Desemprego fecha 2014 com ligeira queda

Por Yan Cattani e Juliane Reis, da equipe da Boa Vista SCPC

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego fechou o último trimestre de 2014 com ligeira queda em relação ao trimestre anterior, com redução de 0,3 p.p., levando a taxa de desemprego da população economicamente ativa para 6,5%.

A região Sul alcançou a o maior nível de queda em pontos percentuais, saindo de 4,2% no terceiro trimestre de 2014 para 3,8% no último trimestre. As 3 regiões que detinham os maiores índices de desocupação mantiveram-se na mesma ordem do ranking nacional em comparação com o trimestre anterior, sendo a região Nordeste com a maior taxa, 8,3%, seguida da Norte com 6,8% e da Sudeste que registrou 6,6%.

Os dados apresentam coerência com relaçao à Pesquisa Mensal de Emprego, uma vez que houve leve queda do desemprego nas duas pesquisas. Enquanto a PME é uma pesquisa restrita às regiões metropolitanas, com maior adensamento urbano e populacional, a PNAD acaba captando melhor a média nacional. Regionalmente, a PNAD contínua acaba fornecendo dados de maior qualidade microeconômica, já que sua amostra é realizada em aproximadamente 3.500 municípios. Com isso conseguimos observar as tendências das regiões centro-oeste e norte, antes inexistentes nas análises fornecidas pela PME.

PNAD 01.12.2014

Posts relacionados

Boa Vista SCPC internaliza equipe de relacionamento com a imprensa

A Boa Vista SCPC acaba de adotar um novo modelo de Relacionamento com a Imprensa. Esse trabalho, antes realizado pela agência Tamer Comunicação Empresarial, passa a ser internalizado e desempenhado pela equipe de Comunicação e Imprensa. A área está sob a gestão de Leandro Jordão, responsável também pelas ações de Relações Públicas da empresa, e…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,07% em janeiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,07% em janeiro de 2017, registrando diminuição em relação a janeiro de 2016, quando alcançou 2,35%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal, (em dezembro o nível foi de 2,20%), sendo…

Inadimplência do consumidor sobe 3,9% em janeiro, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor obteve alta de 3,9% em janeiro na avaliação dessazonalizada contra dezembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2016 até janeiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 1,9%. Já quando comparado o resultado de janeiro contra o mesmo…