PNAD: Desemprego fecha 2014 com ligeira queda

Por Yan Cattani e Juliane Reis, da equipe da Boa Vista SCPC

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego fechou o último trimestre de 2014 com ligeira queda em relação ao trimestre anterior, com redução de 0,3 p.p., levando a taxa de desemprego da população economicamente ativa para 6,5%.

A região Sul alcançou a o maior nível de queda em pontos percentuais, saindo de 4,2% no terceiro trimestre de 2014 para 3,8% no último trimestre. As 3 regiões que detinham os maiores índices de desocupação mantiveram-se na mesma ordem do ranking nacional em comparação com o trimestre anterior, sendo a região Nordeste com a maior taxa, 8,3%, seguida da Norte com 6,8% e da Sudeste que registrou 6,6%.

Os dados apresentam coerência com relaçao à Pesquisa Mensal de Emprego, uma vez que houve leve queda do desemprego nas duas pesquisas. Enquanto a PME é uma pesquisa restrita às regiões metropolitanas, com maior adensamento urbano e populacional, a PNAD acaba captando melhor a média nacional. Regionalmente, a PNAD contínua acaba fornecendo dados de maior qualidade microeconômica, já que sua amostra é realizada em aproximadamente 3.500 municípios. Com isso conseguimos observar as tendências das regiões centro-oeste e norte, antes inexistentes nas análises fornecidas pela PME.

PNAD 01.12.2014

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…